A organização não governamental WaterAid, do Reino Unido, realizou um estudo que revela o que as mulheres de diferentes partes do mundo levam na bolsa quando vão para a maternidade dar à luz ao seu bebê.
Usando como base a campanha DiliverLife, a ONG britânica entrevistou mães de diversas regiões do planeta, e o resultado demonstra mais do que apenas questões culturais, mas também a falta de acesso a alguns itens básicos de higiene.
A diferença socioeconômica é latente quando comparados os itens levados por mães que vivem em nações desenvolvidas, como Austrália, Japão, EUA e Reino Unido, com mães em países na África.
Um grande exemplo de precariedade pode ser visto em Malawi, um país da África Oriental, onde a maioria das maternidades não tem eletricidade, água corrente limpa e nem equipamentos de esterilização.
Confira a lista dos itens levados para maternidade por mães em alguns países:
Malawi
Ellen, de Malawi, leva uma lanterna, uma folha de plástico preto para colocar na cama do parto, uma lâmina de barbear para cortar o cordão umbilical, corda para amarrar o cordão umbilical, dinheiro para comprar alimentos e três grandes sarongs para usar durante a estadia na “maternidade”. Os sarongs também são usados para envolver o bebê.
Etiópia
Se’ada, da Etiópia, leva roupas, um pacote de algodão, tecidos que serão usados como fralda e uma toalha para o bebê.
Zâmbia
Hazel Shandumba, da Zâmbia, leva cobertor para bebê, roupinhas, sarong (traje), uma bacia para água e um rolo de polietileno para colocar na cama mantendo a higiene, pois não há água no local do parto.
Uganda
Kemisa, da Uganda, leva roupas de bebê, luvas cirúrgicas, sabão em pó, desinfetante, um frasco e copo, um receptor para cobrir seu bebê, fraldas e roupas de cama.
Tanzânia
Zaituni, da Tanzânia, leva roupas, um frasco, uma garrafa de água e potes com comida.
Austrália
Katy Shaw, da Austrália, leva produtos de higiene pessoal, lanches, fraldas, chapéu, meias, luvas, roupinhas de bebê, roupas para si, almofadas de maternidade e de amamentação e óleos de massagem.
Estados Unidos
Deanna Neiers, dos Estados Unidos, leva um toca músicas, óleo de coco para a massagem, óleo de lavanda, gel de arnica, lanches, sutiã e travesseiro de amamentação, roupas confortáveis para vestir no hospital e voltar para casa, cobertor e roupinhas para o bebê.
Japão
Takako, do Japão, leva roupinhas de bebê, um cartão de seguro, formulários de consentimento para a internação e transfusões de sangue, registro de saúde materno-infantil, bilhete de registro de paciente, shorts maternidade, sutiã e produtos de higiene pessoal.
Reino Unido
Joanna, do Reino Unido, leva fraldas, roupas de bebê, calças de malha, petiscos, uma toalha, produtos de higiene, uma máquina TENS, usada como alternativa ao medicamento analgésico, almofadas de maternidade, um iPad, uma garrafa de água, notas médicas e um cobertor.
Fonte: BBC News.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.