Japão descobre que tem 7.000 ilhas a mais em seu território

Japão recontou suas ilhas e descobriu que tem mais que o dobro do que foi catalogado 35 anos atrás pela Guarda Costeira do país.
Ilhas Ogasawara | ©Tripadvisor

Um novo mapeamento revelou que existem 14.125 ilhas no território japonês, mais que o dobro das 6.852 que haviam sido registradas oficialmente em um relatório da Guarda Costeira do país publicado em 1987, informou a mídia japonesa e internacional nesta sexta-feira (3).

Realizado pela AIG (Autoridade de Informação Geoespacial), o mapeamento digital envolveu a contagem de todas as áreas naturais de terra com uma circunferência de pelo menos 100 metros. O novo número não inclui nenhuma terra recuperada artificialmente, de acordo com a CNN, que teve acesso ao novo mapeamento.

Segundo o AIG, embora não haja acordo internacional sobre como contar ilhas, o órgão usou o mesmo critério de tamanho de levantamentos anteriores.

O novo número pode afetar a entrada de águas territoriais japonesas e materiais educacionais, segundo a Kyodo News.

A necessidade de um novo estudo surgiu em dezembro de 2021, quando um parlamentar alegou em uma sessão da Câmara que os dados eram antigos e que o número de ilhas que formam o Japão poderia ser muito maior.

“Uma compreensão precisa do número de ilhas é uma importante questão administrativa relacionada ao interesse nacional”, afirmou o legislador ao Kyodo News em meados de fevereiro último, quando o novo mapeamento estava em vias de ser divulgado.

O último levantamento utilizou métodos manuais e antigos para realizar a contagem e deixou de registrar algumas ilhas que estão em rios e em lagos, porções de terra que são muito próximas e também bancos de areia.

Além disso, atividades sísmicas e erupções vulcânicas que ocorreram no Japão criaram novas ilhas desde o último estudo, 35 anos atrás.

Nova tecnologia ajudou a mapear precisamente o Japão

Para esse novo levantamento, geógrafos usaram tecnologia de ponta, com mapeamento avançado e cruzamento de referências com fotos antigas. Os pesquisadores não consideraram nada que não tivesse pelo menos 100 metros de circunferência.

A Kyodo News acrescentou que o novo número ainda pode mudar, devido aos ajustes finais feitos pelos geógrafos. No entanto, é improvável que o tamanho do território do Japão ou de suas águas aumente consideravelmente.

Ilhas em disputa podem fazer crescer ainda mais o território japonês

Em reportagem sobre o assunto, a CNN lembrou que as ilhas que cercam o Japão estiveram no centro de várias disputas territoriais, entre elas estão as Ilhas Senkaku, localizadas no Mar da China Oriental e que são controladas pelo Japão, mas reivindicadas pela China, que as chama de Ilhas Diaoyu. Taiwan também reivindica a soberania das ilhas.

O governo japonês mantém a soberania das ilhas em termos históricos e direito internacional. Mas as atividades marítimas chinesas têm sido frequentes na região.

Os Estados Unidos, no entanto, reiteraram seu compromisso com o artigo 5 do tratado de segurança EUA-Japão, o qual estipula as obrigações de defesa dos EUA para com o Japão, o que cobre as ilhas Senkaku. O compromisso foi reiterado pelo secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, assim que Joe Baden assumiu o cargo de presidente dos EUA.

O Japão também reivindica ilhas com a Coreia do Sul. O território em disputa são as Ilhas Takeshima, no Mar do Japão. Seul chama de Dokdo o pequeno arquipélago formado por duas ilhotas e diz que as ilhas fazem parte de seu território.

Por sua vez, o governo japonês considera as ilhas Takeshima/Dokdo como partes inerentes do país.

Há ainda as ilhas que Japão denomina Territórios do Norte e que pertencia ao seu território até o fim da Segunda Guerra Mundial, quando passou a ser controlada pela Rússia e denominada Ilhas Curilas do Sul. A disputa das ilhas têm sido, desde então, o principal motivo de desafeto entre os dois países.

== Mundo-Nipo (MN)

Total
0
Shares
Previous Article
Loja de mangá no Japão | Foto: Danny Choo

Saiba qual é o mangá mais vendido de todos os tempos no Japão

Next Article
Mulheres que viajam sozinhas Foto Stockvault 900x550 29 01 2016

Mulheres do Japão são as que mais viajam sozinhas pelo mundo

Related Posts