Uma exposição de besouros de várias partes do mundo, inclusive do Japão, está em andamento em um zoológico na província de Saitama, ao norte de Tóquio.
A mostra conta com 20 espécies de besouros e teve início no final de julho no Zoológico Hodosan, na cidade de Nagatoro, onde permanecerá até o dia 15 de agosto.
Os insetos em exibição incluem besouros raros e endêmicos. Entre eles está o besouro de Netuno, gênero de grandes besouros encontrados principalmente na América Central e América do Sul.
Os machos dessa espécie caracterizam-se pelos seus dois longos chifres, um na cabeça e outro no tórax. Ele mede cerca de 13 centímetros de comprimento, mais que o dobro do tamanho do besouro rinoceronte japonês.
A mostra conta ainda com o raro Megasoma, um tipo de besouro rinoceronte da Guiana Francesa. Essa espécie pesa 49 gramas, quase cinco vezes o peso de um besouro japonês comum.
O besouro de Satanas também está em exposição. Ele é uma espécie popular endêmica das montanhas da Bolívia. Seu chifre e abdômen são cobertos com pelos dourados. Infelizmente, o besouro Satanas está ameaçado de extinção por conta do desmatamento na Bolívia.
Os visitantes podem ainda tocar nos besouros capturados nas montanhas perto do Zoológico Hodosan.
De acordo com a emissora pública NHK, exposição de besouros “vivos” não é habitual em lugar nenhum do mundo, portanto, é uma oportunidade que não pode ser perdida, principalmente nesta época.
“A exposição certamente encantará as crianças que estão em férias de verão”, destacou a emissora japonesa.
Um visitante de 30 anos da província de Chiba disse à NHK que foi ao zoológico porque seu filho queria ver a exposição. Mas o homem admitiu que apreciou os insetos muito mais do que o filho.
MN – Mundo-Nipo.com
Fonte: NHK News.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.