O Museu de Arte Simose, situado no oeste do Japão, recebeu na última terça-feira (3) o prêmio Prix Versailles, sendo reconhecido como o museu mais bonito do mundo na edição deste ano. Essa renomada premiação, que celebra a excelência em arquitetura e design, foi criada na França em 2015 e é anunciada anualmente na sede da UNESCO, em Paris. Neste ano, a categoria de museu foi introduzida, e o estabelecimento japonês competiu com outros seis importantes concorrentes, como o A4 Art Museum em Chengdu, na China, e o Grand Egyptian Museum em Gizé, no Egito.
O projeto do Museu de Arte Simose é assinado pelo renomado arquiteto japonês Shigeru Ban, que se destacou ao receber o Pritzker Architecture Prize em 2014, amplamente considerado o “Nobel da Arquitetura“. O museu foi inaugurado em 2023, na cidade de Otake, na província de Hiroshima, e apresenta uma coleção notável de obras, incluindo peças do artista e designer francês Emile Galle, além de outras exposições temporárias.
Uma característica singular do Museu de Arte Simose são suas oito galerias móveis, que podem ser reorganizadas para adequar-se a diferentes exposições. O site do prêmio descreve essas galerias como “estruturas com paredes feitas de vidro colorido que se iluminam à noite sobre as águas de um espelho d’água”. Essa descrição ressalta não apenas a estética do museu, mas também sua integração com a paisagem circundante.
A localização do museu à beira-mar é um fator que enriquece sua atratividade. “Este cenário simbólico amplifica o panorama físico do Mar Interior de Seto, fazendo uma referência à beleza das Ilhas Setouchi”, explica a premiação.
“Acredito que a abordagem inovadora, como a galeria móvel flutuando na água e a estrutura de madeira, foi reconhecida. Esta foi a primeira vez que tive a oportunidade de projetar de forma tão livre, e realmente aprecio a contribuição de todos os envolvidos”, disse o talentoso arquiteto japonês, de acordo com a Kyodo News.
A conquista do prêmio Prix Versailles é um reconhecimento internacional para o talento de Shigeru Ban e para a importância da arquitetura como forma de expressão cultural e artística. O Museu de Arte Simose se tornou um destino imperdível para os amantes da arte e da arquitetura, um símbolo da excelência do design japonês. Ele destaca a importância da arquitetura contemporânea e da arte na valorização do patrimônio cultural.
*Visite o site oficial do Museu de Arte Simone
== Mundo-Nipo (MN)
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.