Variedades

Japão celebra Dia das Crianças com concurso de ‘bebê chorão’

Evento tem participação de lutadores de sumô | Foto: Reprodução / Eugene Hoshiko/AP

Bebês são colocados frente a frente em um ringue e aquele que chorar primeiro é o vencedor. Tudo faz parte das celelbrações do Dia das Crianças no Japão.

Aproximadamente 800 bebês participaram de um tradicional concurso anual de “bebê chorão”, realizado nesta segunda-feira (5), em Hiroshima, no oeste do Japão.

O evento é sempre realizado na data em que os japoneses comemoram o Kodomo no Hi, equivalente ao Dia das Crianças – mais precisamente  “Dia dos Meninos”. O objetivo do concurso é celebrar o crescimento saudável das crianças.

A tradição manda que lutadores de sumô participem da competição. A missão deles é segurar os pequeninos no colo durante o “embate”: dois bebês são colocados frente a frente em um ringue, aquele que chorar primeiro é declarado o vencedor pelo juiz que, por sua vez, participa do evento trajando devidamente roupas tradicionais de juiz de sumô.

Disputa de bebê chorão tem juiz oficial de luta de sumô | Eugene Hoshiko/AP

Alguns bebês já entram no ringue estourado em soluços, enquanto outros permanecem alegres e sorridentes, alheios ao que está acontecendo. Entretanto, para estes alegres bebês, há um árbitro “malvado” – em trages tradicionais – que grita com eles na tentativa de fazê-los chorar, o que nem sempre é atendido, já que muitos acham graça e sorriem ainda mais.

No final, não importa quem foi o bebê vencedor e sim a celebração da data especial, que é marcada com tradicionais festejos por todo o Japão.

MN – Mundo-Nipo
Fonte: NHK News