O fenômeno da animação japonesa “Kimi no Na Wa” (“Your Name”, título no ocidente) estreia nos cinemas do Brasil em outubro, anunciou esta semana a rede de cinemas ‘Cinemark’. Contudo, os locais e a data exata de exibição ainda não foram divulgados.
Dirigido por Makoto Shinkai (“O Jardim das Palavras”), o longa de animação teve seu lançamento no Japão em meados do ano passado e, desde então, vem batendo recordes de bilheteria, bem como incansáveis elogios tanto da crítica local como internacional.
Produzido pelo estúdio CoMix Wave Films, “Kimi no Na Wa” já arrecadou cerca de US$ 355 milhões ao redor do mundo, se tornando o “filme anime” de maior bilheteria da história mundial.
Também é dono da segunda maior bilheteria da história do Japão, atrás apenas de “Frozen” (2013). Assim como outras obras de Shinkai, a animação possui um visual deslumbrante.
Apesar de figurar apenas na pré-lista dos indicados ao Oscar de 2017, o que indignou alguns críticos internacionais, “Kimi no Na Wa” foi eleito o Melhor Filme de Animação em 2016 pela Associação dos Críticos de Cinema de Los Angeles, dos EUA.
A animação faturou mais de US$ 88 milhões em menos de um mês após sua estreia no Japão, em agosto de 2016. Além disso, ele foi o filme mais assistido de 2016 no Japão e considerado pelos críticos locais e internacionais o melhor “filme anime” dos últimos tempos, perdendo apenas para “A Viagem de Chihiro”, dos Studio Ghibli, o sétimo longa-metragem dirigido pelo gênio Hayao Miyazaki e que ganhou o Oscar de Melhor Filme de Animação em 2003.
Sinopse
O longa de animação conta a história de um casal de jovens que não se conhecem, mas são conectados através de sonhos. Mitsuha Miyamizu (Mone Kamishiraishi) é uma jovem que mora no interior do Japão e deseja deixar sua pequena cidade para trás e tentar a sorte em Tóquio. Enquanto isso, Taki Tachibana (Ryûnosuke Kamiki), um jovem que trabalha em um restaurante italiano em Tóquio, deseja largar o seu emprego para tentar se tornar um arquiteto. Os dois não se conhecem, mas estão direta e misteriosamente conectados pelas imagens de seus sonhos.
Confira o trailers do filme (ainda não disponível com legendas em português):