Muitas pessoas no Japão aproveitaram a noite de ontem (4) para apreciar a primeira Lua cheia do equinócio outonal. O satélite natural da Terra estava especialmente belo ao iluminar o céu noturno em sua esperada e tradicional aparição em meados do outono no arquipélago japonês.
“No centro de Tóquio, a Lua cheia apareceu por trás de algumas nuvens escuras, o que inspirava um clima enigmático e, ao mesmo tempo, romântico para os casais apaixonados”, destacou o jornal ‘The Asahi Shimbun’.
Outros locais famosos a partir dos quais a “Grande Lua” podia ser vista incluía o Castelo de Nagoya ou Nagoia, na província de Aichi (centro), e o Castelo de Kumamoto, na província de Kumamoto (sul), além do Umeda Sky Building, no distrito de Kita, na cidade de Osaka, no centro-oeste do país.
Juntamente com o Castelo de Osaka, o Umeda Sky Building é um dos locais turísticos mais famosos da província. A construção consiste em duas torres de 40 andares que se conectam por uma plataforma.
O altíssimo mirante ficou repleto de pessoas na noite de ontem, todos extasiados com a beleza da “Grande Lua”, que é chamada de “Chushuno meigetsu” e inspira uma longa tradição de apreciação da Lua nessa época do ano e que faz parte da tradicional e milenar cultura japonesa.
Neste ano, a aparição plena de Chushuno meigetsu estava programada para o dia 15 de agosto pelo calendário lunar japonês, equivalente ao dia 4 de outubro no calendário gregoriano em 2017, utilizado oficialmente pela maioria dos países.
A Lua Cheia Real, também conhecida como Harvest Moon e que é a Lua cheia mais próxima ao equinócio outonal, terá seu cume no céu do Japão em 6 de outubro, data válida pelo calendário gregoriano.
Fonte: The Asahi Shimbun | NHH World News Japan.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.