Notícias Variedades

Japão tem sua primeira Lua cheia de outono

Lua Chichuno meigetsu observada no conves do Umeda Sky Building Foto Asahi
Lua Chichuno meigetsu observada pelos japoneses no mirante do Umeda Sky Building (Foto: Asahi)

Multidões saíram à noite para contemplar a magnífica Lua “Chushuno meigetsu”.

Muitas pessoas no Japão aproveitaram a noite de ontem (4) para apreciar a primeira Lua cheia do equinócio outonal. O satélite natural da Terra estava especialmente belo ao iluminar o céu noturno em sua esperada e tradicional aparição em meados do outono no arquipélago japonês.

“No centro de Tóquio, a Lua cheia apareceu por trás de algumas nuvens escuras, o que inspirava um clima enigmático e, ao mesmo tempo, romântico para os casais apaixonados”, destacou o jornal ‘The Asahi Shimbun’.

Outros locais famosos a partir dos quais a “Grande Lua” podia ser vista incluía o Castelo de Nagoya ou Nagoia, na província de Aichi (centro), e o Castelo de Kumamoto, na província de Kumamoto (sul), além do Umeda Sky Building, no distrito de Kita, na cidade de Osaka, no centro-oeste do país.

Juntamente com o Castelo de Osaka, o Umeda Sky Building é um dos locais turísticos mais famosos da província. A construção consiste em duas torres de 40 andares que se conectam por uma plataforma.

O altíssimo mirante ficou repleto de pessoas na noite de ontem, todos extasiados  com a beleza da “Grande Lua”, que é chamada de “Chushuno meigetsu” e inspira uma longa tradição de apreciação da Lua nessa época do ano e que faz parte da tradicional e milenar cultura japonesa.

Neste ano, a aparição plena de Chushuno meigetsu estava programada para o dia 15 de agosto pelo calendário lunar japonês, equivalente ao dia 4 de outubro no calendário gregoriano em 2017, utilizado oficialmente pela maioria dos países.

A Lua Cheia Real, também conhecida como Harvest Moon e que é a Lua cheia mais próxima ao equinócio outonal, terá seu cume no céu do Japão em 6 de outubro, data válida pelo calendário gregoriano.

Fonte: The Asahi Shimbun | NHH World News Japan.