Monte seu próprio armário japonês em casa

Libere sua criatividade, aprenda novas habilidades e crie algo único que reflita seu estilo pessoal.
Sala japonesa minimalista | ©Depositphotos
©Depositphotos

Os armários japoneses são conhecidos por sua beleza, funcionalidade e design atemporal. Não são apenas soluções práticas de armazenamento, mas também peças de arte que podem realçar o apelo estético de qualquer ambiente. Embora você possa comprar facilmente um armário japonês pronto, há algo incrivelmente satisfatório em construir seus próprios móveis. Os projetos DIY permitem que você libere sua criatividade, aprenda novas habilidades e crie algo único que reflita seu estilo pessoal. Além disso, montar seu próprio armário, ou gabinete japonês, pode ser uma alternativa econômica em vez de comprar um em uma loja.

Materiais necessários para montar seu armário japonês

Antes de começar a montar seu armário japonês, é importante reunir todas as ferramentas e materiais necessários. Você vai precisar de uma fita métrica, uma serra (de preferência uma serra de mesa ou serra circular), uma furadeira com brocas, um cinzel, uma lixa ou lixadeira, cola para madeira, parafusos, cavilhas, dobradiças, puxadores, suportes de prateleira e qualquer outro hardware que você deseja adicionar ao seu armário.

Ao escolher a madeira para os painéis, é importante selecionar uma madeira nobre de alta qualidade, como carvalho ou cerejeira. Essas madeiras são duráveis e têm um belo padrão de grãos que contribui para a estética geral do móvel. Além disso, certifique-se de escolher ferragens que complementem o estilo do seu armário e sejam de boa qualidade.

Etapa 1: Preparando os painéis

O primeiro passo na montagem do seu armário japonês é preparar os painéis. Comece medindo e cortando os painéis de madeira de acordo com as dimensões do armário desejado. Use uma fita métrica e uma serra para fazer cortes precisos. Depois de cortados os painéis, lixe-os com uma lixa ou lixadeira para garantir bordas e superfícies lisas. Isso também ajudará a obter um acabamento profissional ao aplicar a camada final de tinta ou verniz. Após o lixamento, aplique um acabamento de sua preferência para proteger a madeira e realçar sua beleza natural. Pode ser um verniz transparente, tinta ou mancha.

Etapa 2: montagem da estrutura

Assim que os painéis estiverem prontos, é hora de montar a estrutura. Os armários japoneses normalmente usam cavilhas e cola para unir os painéis. Comece fazendo furos para as cavilhas nas bordas dos painéis. Certifique-se de alinhar os orifícios corretamente para garantir uma estrutura robusta. Aplique cola de madeira nos furos e insira os tarugos, depois junte os painéis. Use grampos para segurar os painéis no lugar enquanto a cola seca. É importante seguir as instruções do fabricante quanto ao tempo de secagem e quaisquer etapas adicionais necessárias para uma ligação forte.

Etapa 3: Instalando as portas

Depois de montar a estrutura, é hora de instalar as portas. Meça e corte as portas de acordo com as dimensões das aberturas do armário. Certifique-se de deixar um pequeno espaço nas bordas para abrir e fechar suavemente as portas. Depois que as portas forem cortadas, coloque as dobradiças em um lado de cada porta e, em seguida, fixe-as na estrutura do armário. Certifique-se de alinhar as portas corretamente e ajustá-las se necessário para um encaixe perfeito. Por fim, instale maçanetas ou maçanetas nas portas para facilitar a abertura e o fechamento.

Etapa 4: adicionando as prateleiras

Adicionar prateleiras ao seu armário japonês maximizará sua capacidade de armazenamento e o tornará mais funcional. Meça e corte as prateleiras de acordo com as dimensões do interior do seu armário. Use uma fita métrica e uma serra para fazer cortes precisos. Depois que as prateleiras forem cortadas, instale os suportes das prateleiras dentro da estrutura do armário na altura desejada. Certifique-se de alinhá-los corretamente e fixá-los com parafusos ou buchas para estabilidade. Coloque as prateleiras em cima dos suportes e ajuste-as se necessário para um encaixe perfeito.

Etapa 5: Anexando o Hardware

Para completar seu armário japonês, você precisará anexar as ferragens necessárias, como fechaduras, trincos e outros elementos decorativos. Meça e marque os locais desejados para as ferragens nos painéis. Use uma broca para criar furos para as ferragens e, em seguida, fixe-os com parafusos ou outros fixadores. É importante garantir o alinhamento adequado e a fixação segura para evitar problemas de funcionalidade ou estética.

Etapa 6: retoques finais e montagem final

Depois que todos os componentes individuais estiverem prontos, é hora de adicionar os retoques finais e montar tudo junto. Comece lixando todas as arestas ou superfícies para obter um acabamento liso. Aplique uma camada final de tinta ou verniz para proteger a madeira e realçar sua beleza natural. Deixe o acabamento secar completamente antes de prosseguir com a montagem final. Por fim, monte todas as peças, certificando-se de que tudo se encaixe corretamente e esteja bem preso.

Dicas para manter seu armário japonês

Para garantir a longevidade do seu armário japonês feito à mão, é importante mantê-lo adequadamente. A limpeza e o polimento regulares ajudam a manter a madeira em boas condições e evitam quaisquer danos. Use um pano macio ou pincel para remover poeira e sujeira da superfície do armário. Evite usar produtos químicos agressivos ou produtos de limpeza abrasivos que possam danificar a madeira. Em vez disso, use um sabão neutro ou limpador de madeira desenvolvido especificamente para móveis. Além disso, evite expor seu armário à luz solar direta ou umidade excessiva, pois podem causar desbotamento, empenamento ou outros danos à madeira.

Foto: Depositphotos

Total
0
Shares
Previous Article
Faça seu próprio logotipo

Como criar logotipo profissional online sem experiência de design

Next Article
Jovem influenciador japonês gravando vlog | ©Freepik

Os 5 youtubers mais famosos do Japão

Related Posts