Variedades

Gueixas ensaiam dança para o maior festival de primavera em Quioto

©Kyodo

O tradicional evento primaveril de Quioto tem nove dias de duração. Ele seria cancelado em razão da pandemia.

Um grupo de gueixas, ou geishas, e seus aprendizes ensaiou uma apresentação de dança para um dos mais importantes festivais de primavera em Quioto (Kyoto), no centro-oeste do Japão. O evento de nove dias está programado para acontecer no final deste mês.

Vestidas com quimonos tradicionais da estação primaveril, as gueixas e maikos (aprendiz de gueixa) são de Gion Kobu, um dos cinco distritos berço de gueixas em Quioto – todas usavam máscara facial enquanto ensaiavam no Gion Corner.

Cerca de 70 gueixas e maiko estão confirmadas para se apresentar no Haru no Miyabi Show, a ser realizado duas vezes por dia a partir de 12 de abril.

Os organizadores do evento informaram que o número de espectadores no local da performance será reduzido pela metade da capacidade ou menos devido à pandemia do coronavírus.

A princípio, o festival seria cancelado, mas os organizadores decidiram realizar o evento para dar oportunidades de gueixas e maikos se apresentarem depois que o Miyako Odori, um tradicional festival de dança primaveril, e muito popular entre os turistas, foi cancelado pelo segundo ano consecutivo em razão da pandemia.

== Mundo-Nipo (MN)
Fonte: Kyodo News.