Hábito japonês vira herança cultural para a moda feminina

Geta é um tipo de sandália tradicional japonesa. Sua beleza e praticidade inspirou as famosas sandálias plataformas do ocidente.
Greupo de Geisha e Maiko em Kyoto Foto KWC Photo 900
©KWC Photo

Geta é um tipo de sandália (calçado) tradicional japonesa comumente usada pelas famosas geishas (geixas), mas as japonesas, de modo geral, usam esta sandália tanto em ocasiões formais como no dia a dia.

A Geta possui uma base elevada de madeira, com um salto no meio, preso em duas tiras transversais para calçamento. Seu grande objetivo é manter os pés bem acima do nível do solo.

Maiko tirando o tamanco Geta Foto Flickr Y Nemoto
©Flickr / Y. Nemoto

Há ainda mais variações de geta, entre elas está uma bem conhecida no ocidente, sendo esta com uma base elevada de madeira sobre dois saltos também de madeira. Aliás, toda variação de geta é estilo plataforma.

Normalmente, a geta é usada com roupas tradicionais japonesas, tal como a yukata, que é uma roupa casual, confeccionada em tecido sintético ou de algodão com estampados coloridos, destinada a eventos ou festas tradicionais que ocorrem no verão.

Japonesas vestidas com yukata Foto Klook Photos 1
Japonesas vestidas com yukata | ©Klook Photos

As japonesas também usam a charmosa geta com roupas ocidentais, mas o uso tradicional é com os famosos quimonos, um traje dedicado para ocasiões formais.

Em razão da beleza e praticidade desse estilo de calçado tradicional do Japão, a moda mundial acabou sendo influenciada em vários aspectos.

Da cultura oriental para a moda feminina

Esse calçado tinha como sua principal característica (à época da criação) proteger os pés do contato com locais molhados ou alagados, do contato com a neve no inverno e do contato com a terra nos passeios durante a primavera. Outro fator importante é que como os quimonos são longos, utilizando essa sandália evita-se com que a roupa se arraste ao chão, preservando a peça.

Geisha Katsuna Daimonji Okiya de Kamishichiken sob cerejeiras em plena floracao Foto Kinmokusei
©Kinmokusei

Esse dois fatores descritos acima foram fundamentais para que a moda feminina se baseasse nessas características para se inspirar e desenvolver novas opções para o mercado feminino. Uma dessas criações pode ser chamada de sandália plataforma.

A sandália plataforma possui salto grosso, lembrando os calçados orientais tradicionais, é reto e tem a mesma altura do calcanhar até a ponta dos pés. Pode ser confeccionada em couro, camurça, plásticos, tecidos, napa ou nobuck sintéticos. É quase sempre revestida de materiais rústicos como corda e cortiça.

Sandalia plataforma Foto Shafa 01 1
©Shafa

A grande vantagem da sandália plataforma é a segurança no caminhar devido ao formato do salto que proporciona estabilidade no passo. São diversos modelos para diferentes estilos e ocasiões.

Eleve a autoestima e o look com a sandália plataforma

A vida da mulher moderna é muito agitada, muitos compromissos em diferentes ocasiões. Isso exige certa dose de criatividade na hora de compor o visual e o calçado é fundamental para trazer conforto e segurança no conjunto. São dezenas de opções, desde peças com salto alto fino, grosso, customizado, com tecido em animal print, fechamento em zíper, nude, dentre outras. No que se refere à sola, temos basicamente dois tipos de sandália plataforma:

Sandália plataforma Flatform: é o modelo tradicional, com salto reto de ponta a ponta. Pode ser tratorada ou lisa, une o conforto e o despojado. Desde o básico, jeans e camiseta, blusas de algodão com short ou saia jeans e até algo mais elegante, como uma saia midi e uma camisa de alfaiataria caem muito bem. As flatform são indicadas para qualquer estação, incluindo o inverno.

Sandalia plataforma reta com solado tratorado Foto Shafa
©Shafa

Sandália plataforma Anabela: com formato triangular, esse modelo possui a parte da frente de seu solado rente ao chão, ou com um salto mínimo, e a parte de trás do calcanhar com um salto alto. São extremamente confortáveis e muito bem-vindas no verão. Vestido, calça, tanto jeans quanto a skinny, saias e até mesmo o short são boas opções no composé.

Dicas para escolher o modelo mais confortável

Devido à diversidade de modelos é importante ressaltar alguns pontos importantes. O fechamento com fivela traz sofisticação a peça, enquanto as opções em velcro são ideais para o dia a dia por serem mais informais. Palmilhas acolchoadas são confortáveis, porque se moldam a planta do pé, e as plataformas em borracha e texturizadas oferecem segurança devido ao solado antiderrapante, o que dependendo da ocasião é primordial.

Modelos com tecido onça, com strass, verniz, nude e muitos outros você encontra na plataforma da Shafa. Veja qual deles faz parte do seu estilo e aproveite!

Confira alguns modelos da Shafa

Total
3
Shares
Previous Article
Terremoto de 5.9 atinge o nordeste do Japao em 06 10 2021 JMA

Terremoto de magnitude 5,9 abala o nordeste do Japão

Next Article
Entretenimento online Foto AdobeStock Montagem Mundo Nipo

Novas opções de entretenimento online conquistam usuários

Related Posts