64 tartarugas ameaçadas de extinção ‘somem’ de zoo no Japão

Zoo de Okinawa teme que as tartarugas tenham sido roubadas para serem vendidas como animais de estimação no mercado negro.
Tartaruga Ryukyu de Okinawa Foto Okinawa Nature
Tartaruga Ryukyu de Okinawa | Foto: Okinawa Nature

Mais de 60 tartarugas de espécies ameaçadas de extinção desapareceram do zoológico e museu Okinawa Kodomo no Kuni, em Okinawa, no sul do Japão, de acordo com informações divulgadas pelo governo local nesta quinta-feira (7).

“Nós as alimentamos duas vezes por semana, e um dos responsáveis observou que seu número havia diminuído significativamente”, disse à agência AFP Kozue Ohgimi, chefe da seção de zoológicos e museus de Okinawa, no sul do Japão.

De acordo com a emissora estatal NHK, o desaparecimento das preciosas tartarugas ocorreu por volta das 14h locais do dia 28 de outubro, quando um dos cuidadores percebeu que havia poucas delas na hora de dar ração.

Em uma verificação mais minuciosa, o tratador percebeu que uma parte das cordas que fixam as telas de proteção estava cortada, conforme noticiou a NHK

A administração do zoológico teme que as tartarugas tenham sido roubadas para serem vendidas como animais de estimação no mercado negro.

“Elas são negociadas a preços altos”, disse Ohgimi à AFP.

As tartarugas são pequenas, não têm mais de 20 centímetros de comprimento. No total, 64 tartarugas, 15 da espécie Ryukyu e 49 tartarugas de cabeça dourada desapareceram.

Tartaruga cabeça dourada Foto National Geographic
Tartaruga cabeça dourada | Foto National Geographic
Tartaruga Ryukyu de Okinawa Foto Okinawa Nature 2
Tartaruga Ryukyu de Okinawa | Foto Okinawa Nature

Ambas espécies estão na lista vermelha de espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), e também foram classificadas como “tesouros nacionais” pela Agência Japonesa de Assuntos Culturais, que proíbe seu comércio no país.

MN – Mundo-Nipo.com
Fontes: Agência AFP | NHK News.

Total
1
Shares
Previous Article
Fábrica de automóveis japonesa In Time Tour Foto AP

Emprego no Japão: vaga em Gifu; salário de ¥1.400/h

Next Article
Bandeira da Coreia do Norte 13 12 2017 Creative Commons 900x550 min

Coreia do Norte diz que premiê do Japão é “idiota e vilão”

Related Posts