Um tubarão branco de 3,5 metros morreu nesta sexta-feira (8), depois de passar três dias em cativeiro no aquário Okinawa Churaumi, em Motobu, na província de Okinawa, sul do Japão. O aquário informou que está investigando a causa da morte, enquanto grupos de proteção aos animais desaprovam a iniciativa do aquário em manter o animal preso.
De acordo com o portal G1, o tubarão foi levado para o aquário na última terça-feira, após ter ficado preso acidentalmente em uma rede na costa de Motobu.
Segundo especialistas, manter um tubarão adulto em cativeiro é extremamente difícil, isso porque animais marinhos, principalmente predadores como o grande tubarão branco, precisam de grande espaço para nadar constantemente e assim absorver oxigênio, fatores importantes para manter a temperatura corporal do animal.
Alguns ativistas dos direitos dos animais protestaram contra a iniciativa do Okinawa Churaumi Aquarium. A famosa ONG norte-americana de proteção animal, Peta, disse que manter o tubarão em cativeiro foi uma decisão “cruel e errada”, destaca o G1.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.