Compreendendo e evitando o plágio na redação acadêmica

Há diferentes tipos de plágio e, apesar de seguirem o princípio de “usar o conteúdo de outrem sem perguntar”, são um pouco difíceis de entender, evitar e detectar…
Original e Plagio | ©Depositphotos
©Depositphotos

O plágio pode ser considerado semelhante ao cupim, se quisermos ser minimamente francos, mas precisos. Cupins e plágio têm muitas coisas em comum: ambos são sorrateiros, prejudiciais e podem ser difíceis de encontrar, bem como eliminar. 

Imagem de artigo sobre plágio 01 | ©Media Commons

Assim, como um par de cupins é suficiente para desmoronar uma estrutura de madeira, o plágio também é suficiente para demolir a delicada qualidade e, principalmente, autoridade de um conteúdo acadêmico.

Bom, chega de retórica e vamos ao conteúdo.

Entenda o Plágio: Definição e Tipos

Quando se trata de definir o plágio, é um pouco difícil chegar a algo totalmente único. É um pouco irônico, na verdade. Como já foi iterado de maneira diferente tantas vezes, é preciso se preocupar em plagiar a própria definição de plágio. Mesmo assim, vamos tentar.

Plágio pode ser definido como:
A prática antiética de pegar e usar o conteúdo existente pertencente a alguém sem dar crédito onde o crédito é devido.”

Nós nos saímos bem lá, não é? Temos o ditado, e o conceito em si também é descrito de forma abrangente.

A ideia geral de plágio não é tão difícil de entender. Se você usar o conteúdo de alguém sem dar crédito, você está plagiando.

Mas, como se vê, existem diferentes tipos de plágio e, apesar de seguirem o princípio básico de “usar o conteúdo sem perguntar”, são um pouco difíceis de entender, evitar e detectar.

  1. Plágio direto, também conhecido como plágio de copiar e colar                                      

O plágio direto é único em sua ostentação. Enquanto estamos sendo poéticos, é verdade.

O plágio direto é basicamente quando alguém pega uma faixa inteira – um pedaço inteiro – de conteúdo de algum lugar e o usa como seu. Quando dizemos “pedaço”, nos referimos a qualquer texto que varia de 200 palavras a… em dianate.      

Imagem de artigo sobre plágio 02 | ©Media Commons

Como dissemos, esse tipo de plágio é flagrante. É, para ser um pouco arcaico, covarde. Não envolve nenhum tipo de furtividade ou sigilo. Envolve apenas um atalho CTRL + C seguido por um atalho CTRL + V.

  1. Plágio em mosaico, também conhecido como plágio em retalhos

Esse tipo de plágio é um pouco mais furtivo. Requer um pouco mais de esforço para perpetrar em comparação com o plágio direto e também é mais difícil de encontrar.

Imagem de artigo sobre plágio 03 | ©Media Commons

O plágio em mosaico é, como o nome indica, o ato de plagiar um conteúdo de forma esporádica e intermitente. O conteúdo plagiado é, neste tipo de plágio, colocado entre os conteúdos originais.

Como resultado de sua natureza enganosa, o plágio em mosaico não é tão fácil de detectar. Se alguém lê casualmente um conteúdo, pode pular o conteúdo plagiado sem perceber.

  1. Parafraseando Plágio

Quando uma pessoa comete plágio de parafraseamento, isso basicamente significa que ela parafraseia levemente um conteúdo existente e o usa como seu, sem dar crédito.

Abaixo, explicamos o que queremos dizer com “parafrasear levemente” algum conteúdo:

Conteúdo Original: Há sete ratos no armário, todos boquiabertos, sem perceber quem traiu o fato de seus verdadeiros números.

Conteúdo levemente parafraseado: Há sete roedores no armário, todos se entreolhando, sem perceber quem traiu o fato de seus verdadeiros números.

Se esses tipos de mudanças de luz forem feitas no conteúdo, isso ainda será considerado plágio. E se esse tipo de conteúdo levemente parafraseado tiver que ser usado, ele precisa necessariamente ser acompanhado de uma citação.

Claro, você pode parafrasear corretamente algum conteúdo e usá-lo sem se preocupar com citações.

  1. Plágio baseado na fonte

Esse tipo de plágio não está relacionado ao ato de pegar conteúdo sem escrúpulos. Pelo contrário, está relacionado com o que deve acontecer depois, ou seja, as citações e     referências.

Imagem de artigo sobre plágio 04 | ©Media Commons

O plágio baseado na fonte ocorre basicamente se alguém não cita a fonte correta para algum conteúdo ou estatística que possa ter emprestado de outro lugar.

Por exemplo, se uma pessoa pegar algum conteúdo da Britannica, mas acidentalmente citar Oxford, ela estaria cometendo plágio baseado na fonte. Na maioria dos casos, esse tipo de plágio é cometido de forma acidental e não intencional.

Danos e Consequências do Plágio

A julgar pelas informações que fornecemos acima, ficará bem claro para você que o plágio não é algo antiético. Pegar o conteúdo de alguém e divulgá-lo como seu é moralmente errado.          

Imagem de artigo sobre plágio 05 | ©Media Commons

Mas, além de causar turbulências nas consciências, há muitos outros danos e consequências que acompanham o plágio. Essas consequências podem variar e diferir de ambiente para ambiente, mas discutiremos as repercussões associadas à academia.

A escrita acadêmica é feita por estudantes ou por profissionais acadêmicos.

Para os alunos, o plágio pode ser o meio de problemas que surgem com membros do corpo docente, como professores e examinadores. Se um aluno plagiar o conteúdo, ele pode entrar em maus lençóis. Metaforicamente falando, poderia ser uma lagoa quente, ou seja, cujas consequências poderiam ser limitadas a uma nota mais baixa em uma tarefa. Ou pode ser um oceano… quente, cujas consequências podem ser a expulsão. (Isso é “rusticação” se você é britânico.)

Para profissionais acadêmicos, as consequências do plágio podem ser um pouco mais severas. Eles podem perder seus empregos e até mesmo comprometer suas carreiras. O plágio, especialmente se conduzido deliberadamente, pode manchar a reputação de um indivíduo. E pode ser particularmente prejudicial se o indivíduo for alguém cuja carreira gira em torno de publicações literárias.

Então, isso era basicamente o que você precisava saber sobre plágio. Agora vamos dar uma olhada em quais medidas você pode tomar para evitar o plágio na escrita acadêmica.

Evitando o Plágio na Redação Acadêmica

Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para evitar o plágio ao escrever qualquer tipo de conteúdo acadêmico.

       1.  Use aspas para empréstimos literais

Há momentos em que você precisa usar diretamente algumas frases já publicadas em uma fonte. Nessas situações, pode-se fazer uso de aspas para que o conteúdo emprestado não seja entendido como plagiado. Quando alguém usa aspas, isso é considerado um sinal automático de renúncia à propriedade.

Em outras palavras, as aspas mostram automaticamente aos leitores que o conteúdo contido nelas foi retirado de outra fonte.

Citações podem ser úteis e tudo mais, mas elas vêm com uma desvantagem. Você não pode usá-los repetidamente em seu conteúdo. Em vez disso, eles devem ser usados ​​​​com moderação.

     2.  Uso Correto de Citações e Referências 

Então, uma coisa é usar citações e referências. Além de usar citações e referências, você também deve cuidar para usá-las corretamente.

Ambos os atos, ou seja, usá-los em primeiro lugar e usá-los adequadamente, podem ajudá-lo a evitar dois tipos diferentes de plágio.

Imagem de artigo sobre plágio 06 | ©Media Commons

Se você usar citações e referências para credenciar uma fonte, estará automaticamente isento de plágio no sentido principal, ou seja, copiar sem creditar. Esse plágio pode incluir tipos como direto e mosaico.

Seguindo em frente, se você tiver o cuidado de citar as fontes corretamente, poderá evitar o plágio baseado na fonte.

     3. Utilizando ferramentas de paráfrase on-line

A paráfrase é frequentemente empregada na escrita acadêmica. Entre outras, uma das principais razões pelas quais é usado é utilizar o conteúdo existente sem medo de plágio.

E quando se trata de parafrasear conteúdo para redação acadêmica, há duas coisas possíveis que você pode fazer. Você pode fazer certo… ou você pode fazer errado.

Imagem de artigo sobre plágio 07 | ©Media Commons

Se você fizer isso direito, ou seja, se você alterar completamente o conteúdo, tornando-o sinônimo, alterando as estruturas das frases e assim por diante, não haverá problema. Como o conteúdo ficaria muito diferente de sua forma original, a questão do plágio não se coloca e não há nenhuma penalização com a qual você tenha que se preocupar.

Por outro lado, se você fizer isso de forma inadequada, apenas alterando uma ou duas palavras e mantendo a estrutura principal e a formação do conteúdo, o conteúdo “alterado” será considerado plágio. Na verdade, discutimos “plágio parafraseando” acima.

Para parafrasear o conteúdo da maneira correta, você pode usar um parafrasear. Com a ajuda de um parafraseador online, você poderá reformular o conteúdo rapidamente sem gastar muito tempo. O uso de ferramentas pode ser uma alternativa muito mais fácil e melhor à paráfrase manual, pois a primeira não requer tanto tempo e esforço.

Conclusão

O plágio vem com muitos danos e consequências. Dependendo de quem é o perpetrador, as consequências do plágio podem variar de advertências e notas mais baixas até a expulsão.

Espero que, depois de ler este artigo, você tenha uma boa ideia do que é plágio e como evitá-lo.

Foto: Cortesia Depositphotos

Total
0
Shares
Previous Article
Ayako Haraguchi em 1990 | ©Kyodo

Japão nega novo julgamento a idosa de 95 anos que ficou presa por 10 anos

Next Article
Kotohogi 30 - a bola oficial da J League 2023 / edição limitada | ©Twitter@J.League

Vale a pena apostar na J-League, elite do futebol japonês?

Related Posts