Variedades

Conheça 10 sabores exóticos de Doritos no Japão

Nenhum país foi tão inventivo na criação de novas versões de Doritos como o Japão, onde há sabores que vão desde o ardido wasabi até o cozido sukiyaki.

Criado em meados dos anos 60 nos Estados Unidos, o Doritos é um dos snacks mais populares do mundo. O aperitivo ganhou diversas versões e sabores ao longo dos anos em vários países, mas nenhum foi tão inventivo quanto na criação de novas versões de Doritos como o Japão, onde há sabores que vão desde o ardido wasabi até versões de clássicos da culinária japonesa, como o tradicionalíssimo cozido sukiyaki.

O portal GQ selecionou algumas das edições mais curiosas da guloseima que foram lançadas no Japão. Dessa seleção, o Mundo-Nipo.com (MN) separou alguns sugeridos pelo GQ e adicionou outros sabores nada convencionais aos gostos dos ocidentais.

O MN também adicionou informações relevantes sobre alguns sabores de Doritos referentes a pratos tradicionais da culinária japonesa.

A seguir, os 10 sabores mais exóticos de Doritos especialmente criados para os gostos dos japoneses.

1 Sabor queijo camembert de Hokkaido

No Japão, séries sazonais do Doritos chegam aos mercados em versão gourmet – um conceito levado bem a sério, como pode ser visto pelo afinco em criar um sabor como o ‘queijo camembert de Hokkaido’.

2 Sabor wasabi

Não é de se surpreender que exista uma versão do Doritos no país com sabor de wasabi. O tepero tem um gosto ardido, semelhante a “raiz forte”, normalmente usado como leve acompanhamento de pratos frios, como sashimis e sushis.

Sabor pimenta negra

A embalagem inspirada na série de ilustrações Taitsukun, um sucesso da comédia japonesa direcionada para o público adulto. Mas esse é o único ponto que chama a atenção nesta versão. O sabor de pimenta negra e sal ganha a adição carvão de bambu, o que resulta em um snack negro.

4 Sabor yuzu

Você provavelmente nunca viu o ‘Doritos sabor Yuzu’ à venda – e é provável que tampouco tenha visto um yuzu à venda. O fruto, conhecido como limão japonês, tem perfume marcante e é menos ácido que seu primo mais consumido no Brasil, o limão Taiti.

5 Sabor queijo com abacate

O exótico sabor ‘queijo com abate’ foi lançado recentemente no Japão. Esta nova versão japonesa de Doritos é preparada com ‘pasta de abacate e cream cheese’.

Sabor de queijo de inverno

Mais do que sabores especiais, o Japão também é contemplado com Doritos em formatos especiais para datas especiais. Com o recorte de árvores de natal, o snack para celebrar a festa tem sabor de ‘queijo de inverno’.

7 Sabor pizza frango teriyaki

A rede Pizaa-La é onipresente nas grandes cidades japonesas. Ocasionalmente, a cadeia dá gosto a versões especiais do Doritos no país, como esta, sabor ‘pizza frango teriyaki’.

Sabor frango sesame

O frango frito (a passarinho) é um dos petiscos de boteco favoritos no Brasil. No Japão, a iguaria parece ser melhor apreciada com cerveja servida com molho apimentado e gergelim – ou simplesmente na versão Doritos ‘frango sesame’.

9 Sabor sukiyaki

Doritos com ‘sabor sukiyaki’ não poderia deixar de faltar – um clássico da culinária japonesa. Sukiyaki é uma espécie de fondue, cozido tradicional de carnes, vegetais, udon (macarrão), cogumelos como shitake e outros ingredientes.

10 Sabor shimeji

Shimeji é um dos cogumelos mais tradicionais do país, comumente usado como ingrediente em pratos típicos ou simplesmente como porção em aperitivos ou entradas. Esta versão de Doritos é ‘shimeji na manteiga e molho de soja’.

Veja fotos de alguns sabores exóticos de Doritos no Japão:

Doritos sabor queijo com abacate | Foto: Edição MN
Doritos sabor yuzu e sabor abacate com queijo | Foto: Edição MN
Doritos sabor queijo camembert de Hokkaido e sabor Wasabi | Foto: Edição MN
Doritos sabor frango sesame e sabor queijo de inverno | Foto: Edição MN
Doritos sabor pizza com frango teriyaki e sabor pimenta negra | Foto: Edição MN
Mais sabores exóticos de Doritos no Japão | Edição MN

Por Maria Rosa / Mundo-Nipo.com (MN).