Beleza com consciência: a ascensão dos cosméticos sustentáveis no Japão

O mercado de cosméticos naturais e orgânicos no Japão tem se tornado uma tendência e deverá crescer 8% ao ano até 2025.
Cosméticos ecológicos | ©Depositphotos
©Depositphotos

Nos últimos anos, houve um aumento significativo na demanda por produtos de beleza sustentáveis no Japão. Os consumidores estão cada vez mais conscientes do impacto ambiental das suas decisões de compra e procuram produtos que se alinhem com os seus valores.

De acordo com um relatório da Euromonitor International, o mercado de cosméticos naturais e orgânicos no Japão deverá crescer 8% anualmente entre 2020 e 2025. Esta tendência pode ser atribuída a uma combinação de fatores, incluindo a influência dos valores tradicionais japoneses, a surgimento de marcas de beleza ecológicas e o aumento do consumismo ético.

O impacto dos valores tradicionais japoneses na beleza sustentável

Os valores tradicionais japoneses, como o respeito pela natureza e o minimalismo, tiveram uma influência profunda na procura de produtos de beleza sustentáveis no Japão. O conceito de “mottainai”, que significa “não desperdiçar nada”, está profundamente enraizado na cultura japonesa e incentiva os indivíduos a estarem atentos aos seus hábitos de consumo. Esse valor se traduziu na indústria da beleza, com os consumidores buscando produtos que sejam ecologicamente corretos e minimizem o desperdício.

O minimalismo é outro valor tradicional japonês que influenciou a procura por produtos de beleza sustentáveis. O conceito “menos é mais” é adotado por muitos consumidores japoneses que preferem rotinas de beleza simples e minimalistas. Isso levou a um abandono das embalagens excessivas e ao foco em produtos multifuncionais e com ingredientes mínimos.

O surgimento de marcas de beleza ecológicas no Japão

A crescente demanda por produtos de beleza sustentáveis no Japão levou ao surgimento de diversas marcas de beleza ecológicas. Essas marcas priorizam a sustentabilidade em toda a sua cadeia de fornecimento, desde a aquisição de ingredientes até a embalagem e distribuição. Um exemplo é a Shiro, marca japonesa especializada em produtos naturais para a pele. O ponto de venda exclusivo da Shiro é o seu compromisso de usar apenas ingredientes de origem local, cultivados com práticas agrícolas sustentáveis.

Outra marca de beleza ecológica no Japão é a HABA, que significa “Health Aid Beauty Aid”. A HABA se concentra na criação de produtos que sejam suaves para a pele e para o meio ambiente. Eles usam embalagens mínimas e priorizam ingredientes naturais. Os produtos da HABA também são isentos de crueldade e de produtos químicos nocivos, o que os torna uma escolha popular entre os consumidores ambientalmente conscientes.

A importância dos ingredientes naturais em cosméticos sustentáveis

Os ingredientes naturais desempenham um papel crucial na cosmética sustentável. Não são apenas melhores para o ambiente, mas também para a saúde do consumidor. Muitas marcas japonesas de beleza sustentável priorizam o uso de ingredientes naturais de origem local e cultivados usando práticas agrícolas sustentáveis. Esses ingredientes costumam ser ricos em antioxidantes e outros compostos benéficos que nutrem e protegem a pele.

Um exemplo de ingrediente natural comumente usado em produtos de beleza sustentáveis japoneses é o óleo de farelo de arroz. O óleo de farelo de arroz é derivado da camada externa dos grãos de arroz e é conhecido por suas propriedades hidratantes e antienvelhecimento. É frequentemente usado em produtos para a pele para hidratar e suavizar a pele. 

O papel da embalagem em produtos de beleza sustentáveis

A embalagem desempenha um papel significativo na sustentabilidade dos produtos de beleza. O excesso de embalagens não só contribui para o desperdício, mas também requer mais recursos para produzir e transportar. As marcas de beleza japonesas reconheceram isso e começaram a priorizar soluções de embalagens sustentáveis.

Um exemplo de embalagem sustentável usada por marcas de beleza japonesas são os recipientes recarregáveis. Marcas como a DHC oferecem embalagens de recarga para os seus populares produtos de cuidados da pele, permitindo aos consumidores reutilizar os seus recipientes existentes em vez de comprar novos. Isto reduz o desperdício e incentiva os consumidores a estarem mais atentos aos seus hábitos de consumo.

Outro exemplo são os materiais de embalagem biodegradáveis ou recicláveis. Marcas como Muji utilizam materiais biodegradáveis em suas embalagens, garantindo que seus produtos tenham um impacto mínimo no meio ambiente. Estas soluções de embalagens sustentáveis não só beneficiam o ambiente, mas também atraem os consumidores que procuram opções ecológicas.

Os desafios da beleza sustentável em um mercado competitivo

Embora a procura por produtos de beleza sustentáveis no Japão esteja a crescer, ainda existem desafios que as marcas de beleza sustentáveis enfrentam num mercado competitivo. Um dos principais desafios é o custo mais elevado associado à aquisição de ingredientes sustentáveis e à implementação de práticas sustentáveis. Isto pode dificultar a concorrência das marcas mais pequenas com marcas maiores e mais estabelecidas que podem não dar prioridade à sustentabilidade.

Outro desafio é a educação do consumidor. Muitos consumidores ainda desconhecem o impacto ambiental dos produtos de beleza convencionais e os benefícios de escolher alternativas sustentáveis. As marcas de beleza sustentáveis precisam investir na educação dos consumidores sobre a importância dos seus produtos e como eles podem causar um impacto positivo no meio ambiente. 

O futuro dos cosméticos sustentáveis no Japão

O futuro dos cosméticos sustentáveis no Japão parece promissor. À medida que a consciência do consumidor continua a crescer, espera-se que a procura por produtos de beleza sustentáveis aumente. Isto provavelmente levará a mais inovação na indústria, com as marcas desenvolvendo soluções sustentáveis novas e melhoradas.

Uma tendência potencial no futuro é o uso da biotecnologia nos cuidados com a pele. A biotecnologia permite a produção de ingredientes através de métodos sustentáveis e ecológicos, reduzindo a necessidade de práticas agrícolas tradicionais. Isto poderia levar ao desenvolvimento de produtos de cuidados da pele mais sustentáveis e eficazes.

Outra tendência potencial é a integração da tecnologia em produtos de beleza sustentáveis. Com os avanços na tecnologia, as marcas podem ser capazes de criar soluções personalizadas de cuidados com a pele, adaptadas às necessidades individuais e, ao mesmo tempo, ecológicas.

Foto: Depositphotos

Total
0
Shares
Previous Article
Pessoas em Tóquio | ©Shihoko Nakaoka

PIB do Japão é revisado para -0,7% no 3º trimestre

Next Article
Jardim japonês tradicional | ©Depositphotos

A arte do jardim japonês: princípios e técnicas estéticas

Related Posts