Os amplos jardins do Museu de Arte de Adachi, na província de Shimane, foram classificados como os melhores do Japão pelo 17º ano consecutivo, de acordo com o Journal of Japanese Gardening, uma publicação dos EUA, informou o Asahi Shimbun.
Localizado na cidade de Yasugi, o belíssimo conjunto de jardins do museu é um dos sete na província de Shimane que figuram entre os 50 melhores no Japão, segundo a publicação do Japanese Gardening.
As classificações são determinadas por um comitê de especialistas em jardinagem, cobrindo pelo menos 900 jardins em todo o país.
O museu iniciou a construção do jardim em 1968 e passou cerca de 15 anos expondo sua forma básica. O jardim abrange uma área de aproximadamente 165.000 metros quadrados e inclui uma cadeia de montanhas que ofusca o local para servir como um jardim estilo“shakkei” (cenário emprestado).
A manutenção desse valioso conjunto de jardins no Museu de Arte Adachi fica por conta de sete especialistas em jardins japoneses.
“Você não pode criar um jardim que toque seu coração a menos que imagine como será daqui a 10 ou 30 anos”, disse o diretor do museu em comunicado emitido no último dia 4, data de divulgação da lista.
Ele também elogiou os jardineiros e outros funcionários por seus esforços diários, “dizendo que era mais imperativo do que nunca prestar atenção à manutenção e gestão dos preciosos jardins, resultando assim na beleza, grandeza e honra que foram concedidas a eles”.
Jardins classificados na lista do Journal of Japanese Gardening
A Vila Imperial Katsura, na província de Kyoto, ou Quioto, ficou em segundo lugar na lista, enquanto o Ryokan Minamikan, em Matsue, também na província de Shimane, ficou em terceiro lugar.
Os outros 5 jardins na província de Shimane que ficaram entre os 50 melhores no Japão são: o Yushien em Matsue (25º), o Hotel Chorakuen de Yonosuke, também na capital provincial (28º) e o Kokou-ji em Izumo (29º).
Museu de Arte Adachi
De acordo com o site Japan Guide, o Museu de Arte Adachi (Adachi Bijutsukan) foi inaugurado em 1970. Ele abriga uma coleção de arte moderna japonesa, incluindo pinturas de Taikan Yokoyama, além do célebre conjunto de jardins japoneses.
Seus 6 jardins e cerca de 1.500 exposições de pinturas japonesas, cerâmica e outras obras de arte ocupam uma área de 165.000 metros quadrados.
Além de vários prêmios relativos ao seu precioso jardim estilo japonês tradicional, que é frequentemente apontado como o mais belo do mundo, o museu de Adachi obteve a classificação máxima de três estrelas no Guia Verde Michelin em razão de sua elegância.
Mundo-Nipo.com (MN)
Fontes: Asahi Shimbun | Japan Guide | Découvrez Matsue.
Atualizado em 18/12/2020.