Cerejeiras já estão em plena floração em Kawazu, no centro-sul do Japão

Kawazu abriga cerca de 8,1 mil pés de cerejeiras da espécie Kawazuzakura. A concentração delas está às margens do rio Kawazu, onde 800 árvores formam um fantástico corredor de flores de cerejeiras em tons rosa.
Floracao das cerejeiras em Kawazu Foto Divulgacao Kawazu Onsen 900x600 1
Cerejeiras vista durante o dia às margens do rio Kawazu (Foto: Divulgação/Kawazu Onsen)

Atualizado em 09/10/2022

Apesar de a primavera japonesa começar em março, uma espécie de cerejeira já começou a florescer em Kawazu, uma pequena cidade localizada na província de Shizuoka, no sul de Chubu, região central do Japão.

A espécie Kawazuzakura é comum em Kawazu e seu nome tem origem na própria cidade, onde o pico da florada deve ocorrer a partir do dia 20 deste mês e durar até o início de março.

Segundo o governo local, a cidade abriga cerca de 8,1 mil pés de cerejeiras dessa espécie. A concentração delas, no entanto, está às margens do rio Kawazu, onde aproximadamente 800 árvores formam um esplendoroso corredor de flores de cerejeiras em tons rosa.

No alto de sua floração, a vista panorâmica do local é de tirar o fôlego devido  sua beleza sem igual. Nessa época, a pequena cidade recebe milhares de visitantes de todas as partes do país e do mundo.

A cidade aproveita esse período de floração para realizar o “Kawazu-zakura Cherry Blossom Festival”, ou seja, Festival das Cerejeiras de Kawazu.

VEJA TAMBÉM
Hanami Matsuri: Festival das flores de cerejeira

O festival em Kawazu, que tem cerca de três décadas de existência, começou na quarta-feira (10) e decorrerá até o dia 10 de março.

Origem do Kawazu Matsuri

Em 1955, um morador de Kawazu chamado Katsumi Iida encontrou por acaso uma muda de sakura e decidiu plantá-la em seu quintal. Onze anos depois, com a planta já crescida, apareceram as primeiras cerejeiras de tom rosado e desde então a árvore floresce periodicamente no final de janeiro, com duração de aproximadamente um mês.

Em 1968, Mitsuya Katsumata, um morador de Ito (Shizuoka), decidiu reproduzir a espécie e plantou mudas em uma grande área de Kawazu.

A denominação Kawazuzakura se deu em 1974 porque, após várias pesquisas, especialistas descobriram que a espécie só existia na cidade e foi gerada de um cruzamento natural entre outros dois tipos de cerejeiras, o Ooshimazakura, que costuma florescer mais cedo, e o Hikanzakura.

A árvore que deu origem à espécie ainda existe no quintal da residência de Iida, que fica a 1.200 metros da estação Kawazu, linha Izukyu.

A espécie Kawazuzakura tem uma coloração mais rosada e dura mais tempo, sem contar que os botões são maiores e aparecem mais cedo.

O Festival

De acordo com o Japan Guide, durante o período de floração, a cidade realiza anualmente o Festival de Sakura de Kawazu, que começou nesta quarta-feira e prossegue até 10 de março.

No evento, os visitantes podem apreciar as cerejeiras em vários pontos da cidade. Os trechos mais floridos estão à beira do rio Kawazu, desde a ponte Housen até a foz no mar, e nas proximidades da linha de trem Izukyu, onde fica a estação.

O Festival oferece infra-estrutura como inúmeras barracas de comidas e bebidas, lembranças, banheiros públicos e amplo estacionamento para carros de passeio e ônibus de excursões.

À noite, as cerejeiras recebem uma iluminação especial, oferecendo um visual bem diferente do que pode ser apreciado durante o dia. Os visitantes ainda podem experimentar gratuitamente um tipo de chá naturalmente doce, o Amagi-amacha, espécie típica na região.

Kawazu-zakura Cherry Blossom Festival

Local: margens do rio Kawazu e nas proximidades da estação
Data: de 10 de fevereiro até 10 de março, das 9h às 21h

Como chegar no Kawazu Matsuri

De trem: estação Kawazu da linha Izukyu, que sai da estação JR de Atami
De carro: da rodovia expressa Tomei, saída Numazu, acesso pela estrada Amagi Line (rotas 136 e 414)
Estacionamento: 500 ienes por carro (8h30 às 17h) e 200 ienes (19h às 21h)
Tel.: 0558-32-0290 (Associação de Turismo de Kawazu)

== Mundo-Nipo (MN)


Descubra mais sobre Mundo-Nipo

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Total
0
Shares
Veja mais dessa categoria