Variedades

Japão lidera isolado o ranking de passaportes mais poderosos do mundo

Foto: Reprodução/Getty

O passaporte japonês é o único do planeta que dá acesso à 190 países sem a necessidade de visto.

O Japão desbancou Cingapura e assumiu a liderança isolada do ranking Passport Index da consultora Henley & Partners, que produz uma lista com os passaportes mais “poderosos” do planeta, ou seja, aqueles que mais permitem viajar pelo mundo sem a necessidade de visto. Divulgado na quarta-feira (10), o mais recente levantamento investigou 106 países e territórios.

O mais recente levantamento da Henley & Partners explica que o ranking é baseado em dados exclusivos da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês), que mantém o maior e mais abrangente banco de dados com informações sobre viagens no mundo.

Para classificar os passaportes, a consultora leva em conta, principalmente, a quantidade de países que não exige visto para os cidadãos de determinado lugar ou que permitem ao viajante conseguir permissão de entrada no momento em que desembarcar em algum território.

A lista é publicada cerca de 3 vezes ao ano, o que depende de atualizações em relação a restrições diplomáticas entre países, necessidade de vistos e questões de cunho migratório.

No início de 2018, o líder da lista era a Alemanha com 188 países garantindo livre acesso, empatado com França e Coreia do Sul. Depois, em março, os passaportes de Japão e Cingapura dividiram a liderança ao dar acesso à 189 países, um número que foi atualizado em junho passado.

Agora, Japão lidera a lista de forma isolada, isso porque Myanmar aprovou a entrada de cidadãos japoneses sem a necessidade de visto, aumento assim o número de acessos do passaporte japonês para 190 países.

Já os dois “piores” passaportes do mundo são os de Afeganistão e de Iraque, cujos portadores só conseguem entrar em 30 países sem visto.

O passaporte do Brasil subiu uma posição em relação à última atualização da consultora, aparecendo agora em 16º lugar, com direito à entrada em 171 nações sem necessidade de visto.

Henley & Partners, no entanto, destaca que os dados do relatório não devem ser usados como fontes únicas para o planejamento de uma viajem. Mediante a isso, é prudente checar previamente a obrigatoriedade de se obter um visto para viajar ao destino desejado.

Veja abaixo os 10 passaportes mais poderosos do planeta:
*A classificação é de acordo com o número de países que permite acesso sem visto.

1 Passaporte com acesso a 190 nações
País: Japão

2 Passaporte com acesso a 189 nações
País: Cingapura

3 Passaporte com acesso a 188 nações
Países: Alemanha, Coreia do Sul e França

4 Passaporte com acesso a 187 nações
Países: Dinamarca, Espanha, Finlândia, Itália e Suécia

5 Passaporte com acesso a 186 nações
Países: Áustria, Estados Unidos, Holanda, Luxemburgo, Noruega, Portugal e Reino Unido

6 Passaporte com acesso a 185 nações
Países: Bélgica, Canadá, Irlanda e Suíça

7 Passaporte com acesso a 183 nações
Países: Austrália, Grécia e Malta

8 Passaporte com acesso a 182 nações
Países: Nova Zelândia e República Tcheca

9 Passaporte com acesso a 181 nações
País: Islândia

10 Passaporte com acesso a 180 nações
Países: Eslovênia, Hungria e Malásia

Do Mundo-Nipo
Fonte: Henley Passport Index.