A Fundação Japão em São Paulo traz, pela primeira vez ao Brasil, Taijyu Fujiyama, especialista em Tezuma, a arte do ilusionismo tradicional japonês. A apresentação acontece em 19 de julho, a partir das 20h, no Teatro Dante Barone, no Centro Histórico.
O ingresso será gratuito, através da contribuição espontânea de 1kg de alimento não perecível. Depois de Porto Alegre, o artista segue para São Paulo, onde realizará apresentações nos dias 20, 21 e 22 de julho, durante o 21º Festival do Japão.
Tezuma
Tezuma, a arte do ilusionismo tradicional japonês, é considerada patrimônio cultural intangível do Japão. A origem da arte data do início da era Edo (1603-1868) no Japão.
O conceito de ilusionismo baseia-se na expressividade figurativa em cada movimento, denominada “Mitate”, que é executada com precisão e leveza pelo ilusionista. Desta forma, ele dá vida aos elementos cenográficos, proporcionando, através de sua narrativa, uma experiência única ao espectador.
Por definição, Tezuma significa a arte de “manusear veloz como um raio”. O ideograma “Te”, significa mão, e “Zuma”, que provém de “Inazuma”, raio.
SERVIÇO
Tezuma, a arte do ilusionismo tradicional japonês
Data: 19 de julho de 2018
Horário: 20h
Local: Teatro Dante Barone
Endereço: Praça Mal. Deodoro, 1101 – Centro Histórico, Porto Alegre – RS
Ingresso: Gratuito (contribuição espontânea de 1kg de alimento não perecível)
Realização: Fundação Japão em São Paulo
Apoio: Associação do Festival do Japão RS
Fonte: Revista Press / Fundação Japão em São Paulo.