A famosa série do Captain Tsubasa, primeiro no Japão e depois no Brasil e na Europa, inspirou milhões de crianças, incluindo muitos jogadores de futebol consagrados que afirmaram que o anime aumentou sua “fome” por futebol. Porém, mais de 40 anos depois de sua estreia, parece ter chegado a hora do mangá pendurar as chuteiras.
Entre as obras esportivas japonesas é inegável que Capitan Tsubasa: Holly & Benji de Yoichi Takahashi é um dos títulos mais emblemáticos do gênero. A série tem de fato acompanhado o crescimento de gerações inteiras de fãs desde seu lançamento.
Ainda hoje se fala em Captain Tsubasa, basta pensar na recente Captain Tsubasa Magazine, sintoma da extraordinária popularidade que o mangá ainda hoje goza no Sol Nascente e em todo o mundo. Ainda assim, é incrível como a obra-prima de Yoichi Takahashi fez a história do gênero, do ponto de vista do mangá, em suas mais de 4 décadas de história.
Quando o mangá completou 40 anos, o autor criou assim um sketch para a ocasião acompanhado de um post em que agradeceu aos leitores todo o apoio demonstrado até ao momento. Além disso, o sensei está particularmente satisfeito com o fato de o futebol ter se tornado mais popular no Japão nos últimos 20 anos, pois esperava que seu trabalho aumentasse o interesse pelo esporte.
De qualquer forma, só temos a parabenizar sua grande obra-prima que continua sendo expandida com novos capítulos em seu Captain Tsubasa: Rising Sun que está em andamento desde 2013.
Capítulo final do mangá de Holly e Benji
A última “corrida” estreará no início de abril, encerrando uma história editorial de 42 anos. Exceto o tempo extra que nunca deve ser desperdiçado.
Holly e Benji nasceram da pena de Yoichi Takahashi, que lançou as aventuras esportivas de Holly/Tsubasa em 1981, dividindo as aventuras dessas estrelas do futebol em cinco séries: Captain Tsubasa, World Youth, Road to 2002, Golden-23 e Rising Sun.
Manga Captain Tsubasa Rising Sun vai iniciar Último Arc – The Final
Apenas a última série conclui Captain Tsubasa: Rising Sun. O data de lançamento do último capítulo da saga foi publicado na 15ª edição da revista dedicada ao mangá, Captain Tsubasa Magazine.
Captain Tsubasa: Rising Sun vai iniciar o arc “The Final”, ou seja, o seu último arc, na 16.ª edição da revista, que será lançada no dia 4 de abril, concluindo assim o arco desta gloriosa história.
Rising Sun revolve à volta de Tsubasa que ambiciona participar nas Olimpíadas como um dos representantes do Japão.
Takahashi-sensei lançou o manga na revista Grand Jump em dezembro de 2013; mas, posteriormente, a obra foi movida para a Captain Tsubasa Magazine, uma revista spinoff da Grand Jump que se foca na franquia, lançada em abril de 2020.
O manga original de Takahashi-sensei, composto por 37 volumes, foi serializado na Weekly Shonen Jump (Shueisha) entre 1981 e 1988, e inspirou, quatro séries anime, quatro filmes anime, vários OVA, e uma encenação em palco. A obra está disponível em cerca de 20 países.
Sinopse do mangá original
A história centra-se em Tsubasa Ozora, um rapaz de 11 anos que adora futebol e vê o seu talento ser reconhecido pelo treinador Roberto Hongo. Tsubasa acaba por seguir viagem com o seu treinador para o Brasil, de forma a se preparar para o Mundial.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.