Túmulo dos Vagalumes, o melhor filme do Studio Ghibli; saiba onde assistir

Túmulo dos Vagalumes é um filme de animação que narra a história de dois irmãos que tentam sobreviver nos últimos meses da II Guerra. O longa é considerado um dos trabalhos mais profundamente belos da animação japonesa.
Túmulo dos Vagalumes | Foto: Reprodução
Túmulo dos Vagalumes | Foto: Reprodução

O Túmulo dos Vagalumes (1988), longa-metragem de animação mais comovente produzido pelo Studio Ghibli, é a única obra da famosa companhia japonesa que não está disponível na Netflix. Mas a boa notícia é que o filme está disponível para aluguel e venda.

Com exceção deste título, a gigante Netflix dispõe de todos os longas-metragens do estúdio japonês, conhecido mundialmente por obras como A Viagem de Chihiro (2001), vencedor do Óscar de melhor filme de animação em 2003, e Meu Amigo Totoro (1988).

VEJA TAMBÉM
Os 21 filmes mais marcantes da animação japonesa; vídeos

De acordo com o Studio Ghibli Brasil, o Túmulo dos Vagalumes é um filme de guerra animado japonês de 1988 baseado no conto semi-autobiográfico de mesmo nome de Akiyuki Nosaka, publicado em 1967. O filme foi escrito e dirigido pelo gênio, e já falecido, Isao Takahata (1935-2018) e animado pelo Studio Ghibli.

A animação se passa na cidade de Kobe, no Japão Imperial, que conta a história de dois irmãos, Seita e Setsuko, e sua luta desesperada para sobreviver nos últimos meses da Segunda Guerra Mundial (1933-1945). O filme é amplamente aclamado pela crítica.

Por conta dos direitos da publicação serem da editora Shinchosha, torna este o único filme do Studio Ghibli sob a propriedade Tokuma Shoten, que não teve nenhum envolvimento na produção.

Enredo de Túmulo dos Vagalumes

Nos momentos finais da Segunda Guerra Mundial, em 1945, os irmãos japoneses Seita e Setsuko Yokokawa presenciam o bombardeio do vilarejo onde moram, que acabou vitimando a mãe dos dois. Seita, um adolescente de 14 anos, deve cuidar sozinho de sua irmã Setsuko, pois o pai dos dois não dá notícias desde que foi convocado para lutar na guerra pela marinha japonesa.

Roger Ebert, um dos grandes críticos dos EUA, aponta Túmulo dos Vagalumes como um dos melhores filmes já lançados no cinema | Foto: Reprodução
Roger Ebert, um dos grandes críticos dos EUA, aponta Túmulo dos Vagalumes como um dos melhores filmes já lançados no cinema | Foto: Reprodução

Completamente desamparados, os irmãos enfrentam a miséria e a indiferença dos adultos enquanto tentam se manter vivos em tempos de guerra.

Repercussão do público e da crítica

Entre o público, o longa conquistou nota 8,5 no IMDb, com base na votação de quase 300 mil usuários. Baseado na opinião da crítica, Túmulo dos Vagalumes conquistou nota 94 no Metacritic (além do selo “Deve Ver”) e aprovação de 100% no Rotten Tomatoes (Certificado Fresco). No consenso geral, é dito que a obra é “um filme triste e doloroso contra a guerra, além de ser um dos trabalhos mais profundamente belos e assombrosos do Studio Ghibli”.

Roger Ebert (1942 – 2013), considerado um dos grandes críticos de cinema dos Estados Unidos, inclui a obra na sua lista de melhores filmes já lançados no cinema. Em sua visão, Túmulo dos Vagalumes é “uma experiência emocional tão poderosa que obriga a repensar a (categoria) animação”.

Túmulo dos Vagalumes na Netflix

Apesar de Túmulo dos Vagalumes ser uma criação do Studio Ghibli, a produtora não tem os direitos de distribuição do filme. Estes estão nas mãos da editora japonesa Shinchosha, responsável pela publicação do conto original de Akiyuki Nosaka. Foi a Shinchosha que financiou a produção e o lançamento do drama para os cinemas japoneses em 1988.

Vale lembrar que Meu Amigo Totoro, dirigido por Hayao Miyazaki e que estreou junto com Túmulo, teve financiamento da Tokuma Shoten — editora que tem o Studio Ghibli como empresa integrante da companhia. Logo, o filme infantil conseguiu entrar no catálogo do streaming vermelho.

Portanto, quando a Netflix entrou em acordo com a Wild Bunch International, empresa responsável pelos direitos de distribuição dos filmes do Studio Ghibli, Túmulo dos Vagalumes não entrou no contrato. Antes da entrada na locadora do Claro TV+, a obra era comercializada em DVD e Blu-ray pela Versátil Home Vídeo. No entanto, as cópias estão fora de catálogo atualmente.

Onde assistir Túmulo dos Vagalumes

Streaming
Claro TV+: Disponível somente para aluguel (6,90) no plano mensal da plataforma

Comprar
Amazon (DVD)
Submarino (Blu-Ray)

Trailer de Túmulo dos Vagalumes

== Mundo-Nipo (MN)

Total
0
Shares
Previous Article
Meta Group | ©Depositphotos

Facebook e Instagram lançam assinatura que veta exibição de anúncios

Next Article
Pessoas caminhando nas ruas de Tóquio | ©Kyodo Images

PIB do Japão tem queda anual de 2,1% no terceiro trimestre

Related Posts