Às vésperas do início da primavera no Japão, que começa oficialmente em 20 de março, o calor começou a dar o ar da graça mais cedo em grande parte do arquipélago, trazendo consigo floradas antecipadas de várias espécies de flores, incluindo as populares e belíssimas cerejeiras.
Na quarta-feira (14), os termômetros marcaram temperaturas acima de 20 graus em cidades de quase todas as regiões do país. Segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês) os termômetros registraram máxima de 24,5°C na cidade de Maebashi, na província de Gunma, e de 21,5°C na capital Tóquio, ambas cidades localizadas na região de Kanto, leste do país.
As regiões sul e centro-oeste também viram temperaturas muitas altas para o período, com máxima de 23°C registrado na cidade de Fukuoka (sul) e de 21°C em Osaka (oeste), informou a JMA, acrescentando que essas temperaturas são superiores entre 8 a 12 graus ao usual para meados de março.
A elevação antecipada da temperatura tem precipitado a floração de uma grande variedade de flores. Floradas das cerejeiras estão sendo observadas desde o início do mês em grande parte do país, proporcionando o esperado espetáculo das sakuras, como são chamadas as cerejeiras no Japão.
Por outro lado, o calor fora de época provoca o desgelo mais rápido da neve. Mediante isso, a JMA está alertando sobre avalanches em áreas com grande acúmulo de neve.
Estações no Japão
O Japão tem as quatro estações bem definidas. Cada uma delas conta com dias específicos para determinar, por exemplo, qual é o dia mais frio do ano, ou quando entra a época de chuva.
Nas quatro estações existem 24 divisões, seis em casa uma, chamadas Nijuu-shi Sekki. No início de fevereiro, o risshun representa o ingresso na primavera, apesar da estação das flores começar oficialmente no dia 20 de março.
Primavera (Haru)
Risshun: 4 ou 5 de fevereiro, dia do ingresso na primavera pelo calendário japonês.
Usui: 19 de fevereiro, quando a neve se transforma em chuva e o gelo começa a derreter. Mas nas regiões Kanto e Tokai ainda pode nevar.
Keichitsu: 6 de março, os insetos que estavam “hibernando” começam a aparecer a partir desse dia.
Shunbun: 20 de março, entrada oficial da estação das flores. Esse dia é chamado também de Equinócio da Primavera.
Seimei: 5 de abril, quando as cerejeiras florescem na parte oeste do Japão e as andorinhas enchem os céus.
Kokuu: 20 ou 21 de abril, época de chuva da primavera. Os japoneses chamam de estação da chuva que molha a plantação.
Do Mundo-Nipo | Por Maria Rosa
Fontes: NHK News | Agência Meteorológica do Japão | The Asahi Shimbun.