Notícias Variedades

Japão e Cingapura têm o passaporte mais poderoso do mundo

Foto: jp.fotolia

Junto com o de Singapura, o passaporte japonês dá acesso a 180 destinos sem necessidade do visto.

Japão divide o primeiro lugar com Singapura no levantamento Passport Index 2018 da consultora Henley & Partners, que produz anualmente uma lista com os passaportes mais “poderosos” do planeta, ou seja, aqueles que mais permitem viajar pelo mundo sem a necessidade de visto.

O levantamento deste ano investigou 105 países e territórios. O ranking leva em conta a quantidade de países que não exige visto para os cidadãos de determinado lugar ou que permitem ao viajante conseguir permissão de entrada no momento em que desembarcar em algum território.

Disponibilizado no dia 2 de março, o levantamento da Henley & Partners explica que o ranking é baseado em dados exclusivos da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês), que mantém o maior e mais abrangente banco de dados com informações sobre viagens no mundo.

Na edição 2018 do Passport Index, o passaporte japonês compartilha a primeira colocação com o passaporte de Singapura – aceitos em 180 nações. É a primeira vez que os dois países asiáticos ocupam o topo do levantamento.

O Brasil aparece em 17º lugar, já que dá direito à entrada em 160 destinos sem necessidade de visto ou recebe a garantia assim que desembarca no país. Na América do Sul, apenas o Chile tem um passaporte mais poderoso, reconhecido em 161 países.

A Henley & Partners, no entanto, destaca que os dados do relatório não devem ser usados como fontes únicas para o planejamento de uma viajem. Mediante a isso, é prudente checar previamente a obrigatoriedade de se obter um visto para viajar ao destino desejado.

Veja abaixo os 10 passaportes mais poderosos do planeta em 2018, segundo a Henley & Partners (classificados de acordo com o número de países que permite acesso sem visto):

1 Passaporte com acesso a 180 nações

Países: Japão e Singapura

2 Passaporte com acesso a 179 nações

Países: Alemanha

3 Passaporte com acesso a 178 nações

Países: Coreia do Sul, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Itália e Suécia

4 Passaporte com acesso a 177 nações

Países: Áustria, Holanda, Luxemburgo, Noruega, Portugal e Reino Unido

5 Passaporte com acesso a 176 nações

Países: Canadá, Estados Unidos, Irlanda e Suíça

6 Passaporte com acesso a 174 nações

Países: Austrália, Bélgica e Grécia

7 Passaporte com acesso a 173 nações

Países: Malta, Nova Zelândia, República Checa

8 Passaporte com acesso a 172 nações

Países: Islândia

9 Passaporte com acesso a 171 nações

Países: Hungria

10 Passaporte com acesso a 170 nações

Países: Letônia

Do Mundo-Nipo
Fonte: Henley Passport Index 2018.