Pela primeira vez, Tóquio realiza exame de proficiência ‘ninja’

O templo Zojoji, em Minato, hospedará o exame que medirá o conhecimento do clã ninja Koka.
Ninjas de Koka Foto Kyodo
Fotos: Kyodo/Montagem Mundo-Nipo

Um tradicional exame de proficiência ninja será realizado na cidade de Tóquio em outubro. Segundo autoridades locais, esta é a primeira vez que o teste será ministrado longe do local de origem, que é em Koka, cidade no oeste do Japão e conhecida como o lar de um famoso clã desses popularíssimos mercenários dos tempos feudais.

O templo Zojoji, do shogunato Tokugawa, hospedará o exame que mede o conhecimento do clã ninja Koka, que teve vínculos estreitos com o fundador do shogunato, de acordo com a associação de turismo da cidade de Koka, que organiza o teste.

A proficiência ninja tem sido ministrado anualmente desde 2008 em Koka, na prefeitura de Shiga. Este ano, no entanto, o Zojoji receberá o 10º exame, já que Tokugawa Ieyasu, fundador do shogunato de Tokugawa, foi ajudado por ninjas em 1582. Os ninjas empregam técnicas secretas chamadas ninjutsu e suas tarefas incluem espionagem, sabotagem e assassinato.

Neste ano, o teste ninja do clã Koka terá 50 questões de múltipla escolha, que inclui avaliação da habilidade dos participantes com lançamento das famosas estrelas “shuriken” e manuseio da kunai, uma espécie de adaga negra.

De acordo com a associação de turismo, o exame abrangerá as atividades do clã ninja Koka a partir do final do século 15 até o final do século 16, bem como conhecimento sobre literatura, que inclui novelas e mangás (quadrinhos japoneses) relacionados aos ninjas.

Fazer o exame trajando vestimenta ninja contribuirá nos resultados finais dos testes. Os aprovados receberão um pergaminho de mão, uma espécie de certificando com status dos tempos feudais, explicam os organizadores.

Toshinobu Watanabe, um descendente do clã Koka, e Naoya Inoue, um pesquisador da cultura ninja, realizarão uma palestra após a ministração do exame.

A inscrição para o exame de proficiência ninja pode ser feita na associação de turismo de Koka através de e-mail e fax. Os 200 primeiros candidatos elegíveis serão selecionados para o teste. A taxa de exame é de 3.000 ienes (US $ 27).

O exame decorrerá no dia 22 de outubro no templo de Zojoji, em Minato, distrito de Tóquio.

Fonte: Kyodo News.

Total
0
Shares
Previous Article
Cacas F 15Js Foto Creative Commons 900x600 15022017

Japão e EUA realizam exercícios aéreos perto da península coreana

Next Article
Novo cartaz japones da Liga da Justica Foto Divulgacao Loja Toyhop Japan

'Liga da Justiça' ganha novo poster no Japão

Related Posts