Casa das Rosas, em SP, tem mostra gratuita de animações japonesas

A mostra exibe quatro filmes do diretor Makoto Shinkai, criador do fenômeno “Kimi no Na Wa” (Your Name).
Mostra de cimema Especial Makoto Shinkai Foto Montagem Mundo Nipo
Mostra de Cinema Japonês: Especial Makoto Shinkai (Foto: Montagem Mundo-Nipo)

Até o dia 18 de abril, a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos, na Avenida Paulista, apresenta uma mostra gratuita de animações japonesas. Com o título “Mostra de Cinema Japonês: Especial Anime de Makoto Shinkai”, o evento começou no dia 7 deste mês e decorrerá quinzenalmente às terças-feiras, a partir das 20h, e suas próximas datas de exibição estão programas para os dia 21 de março e nos dias 4 e 18 de abril.

Realizada em parceria com a Fundação Japão, a mostra acontece ao ar livre no jardim da Casa das Rosas, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis. Segundo os organizadores, o evento tem o objetivo de promover o intercâmbio cultural por meio do audiovisual.

Durante a mostra, o público poderá conhecer quatro obras do célebre diretor Makoto Shinkai que, ao contrário da maioria dos diretores clássicos de animes, sempre trabalhou com computador, começando sua carreira desenvolvendo computações gráficas para cenas de videogames japoneses, até chegar à sua primeira grande obra, o curta-metragem Hoshi no Koe (Vozes de uma estrela distante), de 2002.

Entre as peculiaridades de seu estilo, destacam-se técnicas de iluminação, movimentação da câmera, detalhamento com queda de folhas, pétalas de flores e neve, além da abundância de recursos de fotografia e flashes.

A qualidade do trabalho de Shinkai vem rendendo o reconhecimento do público e da crítica internacional. Prova disso está em seu novo filme, “Kimi no Na Wa” (Your Name, título em inglês), produção de 2016 e que vem batendo recordes de bilheteria.

“Kimi no Na Wa” está sendo apontado como a melhor produção japonesa depois de “A Viagem de Chihiro”, do renomado cineasta Hayao Miyazaki, longa animado que ganhou o Oscar da animação em 2003.

Contudo, “Kimi no Na Wa” já é a quarta maior bilheteria de um anime no Japão, a quinta maior bilheteria de uma produção japonesa no país e a nona maior bilheteria nos cinemas de todos os tempos no Japão.

Além disso, “Kimi no Na Wa” foi eleito o Melhor Filme Animado de 2016 pela Associação dos Críticos de Cinema de Los Angeles, nos Estados Unidos.

Serviço
Mostra de Cinema Japonês: Especial Anime de Makoto Shinkai
Local: Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Endereço: Avenida Paulista, 37 (próximo à Estação Brigadeiro do Metrô)
Datas: 7 e 21 de março – 4 e 18 de abril de 2017
Horários: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h; Domingos e feriados, das 10h às 18h
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados)
Classificação: 12 anos
Entrada: gratuita
Tel: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447.

Confira a programação completa de filmes (lembrando que, se chover, a Casa das Rosas disponibiliza 100 lugares dentro do museu):

Dia 7 de março – às 20h (já foi exibido)
“O Lugar Prometido em Nossa Juventude” (Kumo no Mukou, Yakusoku no Basho)
2004 | 91 minutos | Animação | Legendado
Elenco (vozes): Hidetaka Yoshioka, Masato Hagiwara, Yuuka Nanri
Classificação: 12 anos

Hiroki e Takuya moram em Aomori e são estudantes do ensino fundamental. Atraídos pela colega Sayuri, ambos ficam intrigados pela misteriosa torre erguida do outro lado da fronteira do Estreito de Tsugaru, em Hokkaido. Os meninos prometem a Sayuri voar até esta torre a bordo de um avião construído por eles mesmo.

Dia 21 de março – às 20h
“5 Centímetros por Segundo” (Byôsoku 5 Senchimêtoru)
2007 | 63 minutos | Animação | Legendado
Elenco (vozes): Kenji Mizuhashi, Yoshimi Kondo, Satomi Hanamura, Ayaka Onoue
Classificação: 12 anos

O filme narra a história de Takaki, Akari e seus amigos. Ao retornar para Tóquio, Akari recebe a notícia que Takaki deve se mudar. Mesmo com a entrada de outras pessoas em sua vida, Takaki não esquece Akari e passa a imaginar se um dia terá a chance de encontrá-la novamente.

Dia 4 de abril às 20h
Em Busca das Estrelas (Hoshi wo ou Kodomo)
2011 | 116 minutos | Animação | Legendado
Elenco (vozes): Hisako Kanemoto, Miyu Irino, Kazuhiko Inoue, Sumi Shimamoto
Classificação: 12 anos

Uma história de amadurecimento, que envolve o amor da jovem Asuna, que tem o hábito de passar seus dias escutando uma música misteriosa. Até que certo dia, ela conhece Shun, um rapaz com quem parte em uma viagem de aventuras para entender as belezas e as crueldades do mundo.

Dia 18 de abril às 20h
“O Jardim das Palavras” (Kotonoha no Niwa)
2013 | 46 minutos | Animação | Legendado
Elenco (vozes): Miyu Irino, Kana Hanazawa, Fumi Hirano, Gou Maeda, Yuka Terasaki, Suguru Inoue
Classificação: 12 anos

Takao é um estudante de ensino médio que almeja se tornar um artesão de sapatos. Para se dedicar a este sonho, ele falta às aulas em dias chuvosos para ficar no jardim japonês do parque desenhando calçados. No local, Takao passa a encontrar Yukino, uma mulher misteriosa do qual deseja produzir um par de sapatos que a faça caminhar e encontrar o seu caminho.

Mais informações podem ser conferidas na página de promoção do evento no site da Fundação Japão em São Paulo.

Total
0
Shares
Previous Article
Florada das cerejeiras no entorno do Castelo Himeji | ©JNTO

Hanami Matsuri: Festival de contemplação das flores no Japão

Next Article
Floracao das cerejeiras no Parque Ueno em Toquio Foto Getty

Shunbun-no-hi: Equinócio da Primavera no Japão

Related Posts