Japão vai ampliar bolsas em universidades para filhos de trabalhadores estrangeiros

O governo japonês visa proporcionar mais oportunidades acadêmicas aos filhos do crescente número de trabalhadores estrangeiros que passou os 2 milhões pela 1ª vez no país.
Universidade de Tóquio | ©Kyodo
©Kyodo

O governo do Japão pretende expandir o escopo de estudantes universitários estrangeiros elegíveis para as suas bolsas de estudo a partir de abril, informou ontem (17) o Ministério japonês da Educação, acrescentando que a iniciativa tem como objetivo proporcionar mais oportunidades acadêmicas aos filhos do crescente número de trabalhadores estrangeiros do país, de acordo com a Kyodo.

O Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia (MEXT) deve incluir no programa os estudantes que residem no país com seus pais com um visto de “dependente”, mas desde que tenham concluído o ensino fundamental, médio e superior no Japão e pretendam trabalhar e permanecer no país depois de se formarem na universidade, disseram eles.

Fornecidas pela Japan Student Services Organization (Organização de Serviços para Estudantes do Japão, na tradução livre), as bolsas de estudo estão atualmente disponíveis apenas para cidadãos japoneses e estrangeiros com vistos de residentes permanentes especiais, residentes permanentes ou residentes de longo prazo que pretendem permanecer no Japão permanentemente.

O Ministério da Educação espera que cerca de 500 a 1.000 estudantes se qualifiquem para as bolsas de estudo, que vêm na forma de um subsídio ou empréstimo, disseram.

Os legisladores do Partido Liberal Democrático (PLD), que está no poder, vinham pedindo ao governo que ampliasse o apoio acadêmico para crianças estrangeiras, já que o país busca garantir mão de obra estrangeira em meio ao declínio da população.

Grupos cívicos, incluindo a organização não governamental Rede de Solidariedade com Migrantes do Japão (SMJ, na sigla em inglês), também pediram uma expansão, observando que os filhos de trabalhadores estrangeiros tendem a enfrentar dificuldades financeiras.

Toru Takahashi, diretor do grupo, disse que acolhe com satisfação o plano do governo de expandir as bolsas de estudo, mas não vê com bons olhos a exigência de 12 anos de educação no Japão.

“Provavelmente [12 anos de estudo no Japão] será uma condição muito severa, pois significa que as crianças precisarão estar morando no Japão antes da primeira série para se tornarem elegíveis ao programa”, disse Takahashi, acrescentando que” ficará observando se o governo tomará medidas para flexibilizar as regras”.

Crescimento recorde de trabalhadores estrangeiros no Japão

O número de trabalhadores estrangeiros no Japão no final de outubro passado ultrapassou os 2 milhões pela primeira vez, atingindo um recorde de 2.048.675 trabalhadores estrangeiros, um aumento de 12,4% em relação ao ano anterior, de acordo com dados do Ministério do Trabalho.

Com base no aumento de trabalhadores estrangeiros, aqueles que entraram no Japão com um visto de “dependente” totalizaram 244.890 no final de junho de 2023, um aumento de 7,5% em relação ao ano anterior, segundo dados da Agência de Serviços de Imigração do Japão.

== Mundo-Nipo (MN)
Fonte: Kyodo News Japan

Total
0
Shares
Previous Article
JoiaBet | Imagem Reprodução / Edição Mundo-Nipo

Veja quais esportes apostar com o JoiaBet bônus 300%

Next Article
Terremoto de magnitude 5.3 atinge o Japão em 21/03/2024 | Imagem JMA

Terremoto de magnitude 5,3 abala Tóquio e áreas próximas

Related Posts