Bebê panda ignora imprensa na véspera de estrear em zoo de Tóquio

Zoo de Ueno abriu hoje a visitação apenas para a imprensa local e internacional. Visitação pública inicia amanhã.
Xiang Xiang brinca com a mae Shin Shin no zoo de Ueno em 1612017 Reproducao Asahi TV 900x600 02 min
Xiang Xiang com a mãe Shin Shin no zoo de Ueno | Foto: Reprodução / Asahi TV

Nascida em 12 de junho passado no Zoológico de Ueno, em Tóquio, a filhote de panda gigante Xiang Xiang teve visitação liberada à imprensa nesta segunda-feira (18), um dia antes de sua tão aguardada estréia de visitação pública, informou a imprensa local.

Segundo o jornal ‘The Asahi Shimbun’, a fêmea de 6 meses não ficou perturbada com a multidão de repórteres curiosos, ao contrário, ignorou a presença de todos e fez o que gosta: escalar troncos e colocar folhas de bambu na boca, um rito para imitar mãe, já que ela não desmamou.

O nome Xiang Xiang foi escolhido por meio de votação dos residentes em Tóquio, enquanto a visitação pública só é permitida por intermédio de inscrições, que teve início no dia 6 deste mês e registrou recorde de solicitações.

Somente nos dois primeiros dias de inscrições, o zoo de Ueno já registrava o recorde de 162 mil solicitações. Nenhum outro filhote nascido no zoológico recebeu tantas inscrições em tão pouco tempo.

Xiang Xiang será mostrada ao público a partir de amanhã, mas poderá receber apenas duas mil visitações diárias até o final de janeiro.

Segundo a emissora pública NHK, a ordem da visitação não é de acordo com a data de inscrição e sim por meio de sorteio, que foi divulgado no último dia 15. Ela se tornará o primeiro filhote de panda a ser exibido no zoológico do Ueno em 29 anos.

Quando nasceu em 12 de junho, Xiang Xiang  pesava cerca de 140 gramas. Agora, já pesa 12,3 quilos, de acordo com a direção do zoo, segundo o jornal ‘Asahi’.

Nascimento no Zoológico de Ueno

O nome Xiang Xiang foi escolhido pelo público através de uma votação promovida pelo zoológico. O nascimento dela, em 12 de junho, foi motivo de manchetes em todo o planeta, isso porque é extremamente difícil a reprodução de urso panda em cativeiro, espécie que está ameaçada de extinção.

Xiang Xiang é filha de Shin Shin (mãe) e de Ri Ri (pai). O filhote anterior do casal morreu com apenas uma semana de nascido, em 2012.

Inaugurado em 1882, o Zoológico de Ueno é o mais antigo do Japão. Só 22 parques zoológicos no mundo abrigam ursos pandas fora da China.

== Mundo-Nipo (MN)
Fontes: Asahi Shimbun | NHK News.

Total
0
Shares
Previous Article
Porto de Toquio Foto Stockvault 900x600 08042016 01 A

Exportações do Japão seguem fortes e saltam mais de 16% em novembro

Next Article
Macaca tenta acasalar com cervo Foto reproducao 02 min

Macacos no Japão procuram cervos para aliviar 'tensão sexual’

Related Posts