Nascida em 12 de junho passado no Zoológico de Ueno, em Tóquio, a filhote de panda gigante Xiang Xiang teve visitação liberada à imprensa nesta segunda-feira (18), um dia antes de sua tão aguardada estréia de visitação pública, informou a imprensa local.
Segundo o jornal ‘The Asahi Shimbun’, a fêmea de 6 meses não ficou perturbada com a multidão de repórteres curiosos, ao contrário, ignorou a presença de todos e fez o que gosta: escalar troncos e colocar folhas de bambu na boca, um rito para imitar mãe, já que ela não desmamou.
O nome Xiang Xiang foi escolhido por meio de votação dos residentes em Tóquio, enquanto a visitação pública só é permitida por intermédio de inscrições, que teve início no dia 6 deste mês e registrou recorde de solicitações.
Somente nos dois primeiros dias de inscrições, o zoo de Ueno já registrava o recorde de 162 mil solicitações. Nenhum outro filhote nascido no zoológico recebeu tantas inscrições em tão pouco tempo.
Xiang Xiang será mostrada ao público a partir de amanhã, mas poderá receber apenas duas mil visitações diárias até o final de janeiro.
Segundo a emissora pública NHK, a ordem da visitação não é de acordo com a data de inscrição e sim por meio de sorteio, que foi divulgado no último dia 15. Ela se tornará o primeiro filhote de panda a ser exibido no zoológico do Ueno em 29 anos.
Quando nasceu em 12 de junho, Xiang Xiang pesava cerca de 140 gramas. Agora, já pesa 12,3 quilos, de acordo com a direção do zoo, segundo o jornal ‘Asahi’.
Nascimento no Zoológico de Ueno
O nome Xiang Xiang foi escolhido pelo público através de uma votação promovida pelo zoológico. O nascimento dela, em 12 de junho, foi motivo de manchetes em todo o planeta, isso porque é extremamente difícil a reprodução de urso panda em cativeiro, espécie que está ameaçada de extinção.
Xiang Xiang é filha de Shin Shin (mãe) e de Ri Ri (pai). O filhote anterior do casal morreu com apenas uma semana de nascido, em 2012.
Inaugurado em 1882, o Zoológico de Ueno é o mais antigo do Japão. Só 22 parques zoológicos no mundo abrigam ursos pandas fora da China.
== Mundo-Nipo (MN)
Fontes: Asahi Shimbun | NHK News.