A Royal Ballet, a mais importante companhia de ballet do Reino Unido, anunciou na terça-feira que a japonesa Fumi Kaneko foi promovida a bailarina principal da prestigiada companhia. Segundo a Kyodo News, a primeira apresentação de Kaneko com o novo título acontecerá já nesta semana.
Os bailarinos principais são os dançarinos mais bem avaliados em uma empresa e frequentemente desempenham papéis de liderança em uma companhia de ballet.
Kaneko, de 29 anos, fará sua estreia com o novo status, já nesta quinta-feira, no espetáculo “Within the Golden Hour”, de Christopher Wheeldon. Ela se tornou a primeira bailarina japonesa elevada ao posto no Royal Ballet desde 2016, quando Ryoichi Hirano e Akane Takada alcançaram as cobiçadas promoções.
Treinada em uma escola de balé na província de Osaka, no centro do Japão, Kaneko conquistou a medalha de ouro no Varna International Ballet Competition em 2008, de acordo com o site oficial da Royal Opera House.
Em 2009, a talentosa bailarina foi medalha de prata em competições internacionais em Moscou. A mesma posição foi alcançada nos Estados Unidos, em 2010, ano em que ela ingressou no Royal Ballet para a temporada 2010-2011, sendo promovida a bailarina solista em 2013.
Kaneko seguiu brilhando na tradicional companhia até que, em 2018, subiu para o posto de primeira solista, posição próxima à da bailarina principal.
Suas performances no Royal Ballet incluem o papel da princesa Aurora em “A Bela Adormecida”, além de protagonizar “O Quebra-Nozes” e “O Lago dos Cisnes”.
Entre os dançarinos japoneses da prestigiosa companhia, Tetsuya Kumakawa foi promovido ao posto de principal em 1993, enquanto Miyako Yoshida ingressou como bailarina principal em 1995.
== Mundo-Nipo (MN)
Fonte: Kyodo News.