Um dos mais importantes santuários xintoístas em Kyoto (Quioto), antiga capital do Japão, recebeu uma magnífica iluminação de última geração, proporcionando aos visitantes um lindo show de luzes que contrasta o antigo com o moderno.
A iluminação percorre pelo bosque sagrado “Tadasu no Mori”, que cerca o complexo do Santuário de Shimogamo (Kamo-jinja, em japonês). O bosque é designado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
O responsável pela iluminação é o “TEAMLAB”, um grupo conhecido por criar obras de arte com luzes utilizando a mais recente tecnologia digital.
O show de luzes, que começou na última quarta-feira, conta com quarenta esferas flutuantes localizadas a partir do portão do santuário. Cada uma das esferas mede 1,8 metro de diâmetro e são feitas de gás hélio.
Um representante do TEAMLAB explicou que a tecnologia digital começa a partir de um sensor, que é acionado com o toque nas esferas. “Quando o visitante toca em uma esfera, as luzes digitais surgem como uma explosão de cores”, disse ele à agência de notícias Kyodo.
As luzes são compostas por tons lilás, vermelho, amarelo, verde e azul, que iluminam o santuário e as centenas de árvores no bosque Tadasu no Mori, proporcionando magnífico show de luzes.
O TEAMLAB anunciou no site oficial do evento que o show de luzes no Kamo-jinja terá raiz como um evento tradicional anual, com foco em promover o valor cultural de Kyoto.
O evento no santuário teve início na quarta-feira (17) e decorrerá até o dia 31 deste mês.
Confira como ficou a iluminação: