Orquídea rara floresce no Japão pela primeira vez desde 1938

Nativa das ilhas Ogasawara, espécie raríssima estava extinta há quase oito décadas.
Orquidea rara da especie shimakumokiriso Foto Shinichi Mishima Jardim Botanico Tsukuba
Orquídea rara- da espécie shimakumokiriso (Foto: Shinichi Mishima / Jardim Botânico Tsukuba)

Uma orquídea rara nativa das ilhas de Ogasawara, ao sul de Tóquio, e que se acreditava estar extinta por quase oito décadas, está florescendo novamente em um jardim botânico em Tóquio, para espanto dos botânicos locais, informou neste domingo (19) o jornal japonês ‘Asahi’.

Pesquisadores do Museu Nacional da Natureza e Ciência disseram que a flor pertence a rara espécie de orquídea denominada”shimakumokiriso” (Liparis hostifolia), que foi cultivada no Jardim Botânico Tsukuba, na prefeitura de Ibaraki.

A flor surgiu de um dos vários tocos descobertos este ano na ilha Minami-Iwojima, que faz parte das ilhas Ogasawara, um arquipélago formado por mais de 30 ilhas subtropicais e tropicais, localizadas a aproximadamente 1.000 km ao sul de Tóquio.

“Jamais pensei, em toda minha vida, que um dia poderia contemplar a flor [orquídea shimakumokiriso] pessoalmente”, disse Tomohisa Yukawa, um dos botânicos do museu envolvidos na experiência do cultivo da rara orquídea.

A existência da espécie shimakumokiriso foi confirmada pela primeira vez na ilha de Chichijima, em Ogasawara, em 1916, de acordo com Yukawa.

Posteriormente, a planta foi identificada como uma espécie rara de orquídea endêmica da cadeia insular subtropical Ogasawara, arquipélago nomeado pela Unesco como Patrimônio Natural Mundial.

A espécie foi avistada pela última vez em 1938, na ilha de Chichijima. Desde então, nunca mais floresceu em qualquer parte de Ogasawara ou do mundo, o que levou os cientistas a acreditarem que a orquídea endêmica estivesse extinta, já que seu habitat estava comprometido devido ao desenvolvimento.

Orquidea rara da especie shimakumokiriso Foto Shinichi Mishima Jardim Botanico Tsukuba
Orquídea cultivada em Tsukuba está com 12 cm de altura (Foto: Shinichi Mishima / Jardim Botânico Tsukuba)

Porém, em junho passado, uma equipe de expedição organizada pelo Governo Metropolitano de Tóquio, em parceria com outras instituições, recolheu vários tocos da espécie na ilha Minami-Iwojima, na cadeia de Ogasawara.

Os cachos foram levados para o Jardim Botânico Tsukuba, onde pesquisadores aplicaram técnicas especiais de cultivo.

O botânico Yukawa explicou que um dos cachos cresceu até 12 centímetros de altura e com duas folhas. Um dos sete botões que o toco específico produziu entrou em flor no dia 16 de novembro, enquanto outro está perto de florescer.

A flor da orquídea de Minami-Iwojima compreende seis pétalas, com a maior delas medindo cerca de 1 centímetro de largura. A flor é verde com listras púrpura.

Yukawa disse que ele e seus colegas nunca viram a flor da orquídea em particular mesmo em uma foto. O próximo desafio para os pesquisadores será colher sementes da flor, disse o botânico ao jornal japonês.

Do Mundo-Nipo
Via The Asahi Shimbun.

Total
0
Shares
Previous Article
Exame de sangue Foto Stockvault 19112017

Japoneses criam técnica que detecta câncer com precisão de 90%

Next Article
Caminhonete da vítima ficou acabada apos colisao Foto Kyodo 900x600 min

Colisão de caminhão militar dos EUA causa morte de civil em Okinawa

Related Posts