Mostra ‘Japão Jovem’ estreia em São Paulo

No evento, quatro filmes japoneses retratam a juventude sob o olhar de dois consagrados diretores japoneses.
Bushido Sixteen capa foto divulgacao
Capa Bushido Sixteen (Foto: Divulgação)

Depois de rodar o interior paulista, o projeto “Cine SESI-SP no Mundo: Japão Jovem” chegou à capital paulista. A estreia aconteceu ontem (20) e decorrerá até o dia 10 de setembro. Nesta parceria da Fundação Japão em São Paulo e SESI São Paulo, quatro filmes japoneses estão sendo exibidos no Centro Cultural FIESP- Ruth Cardoso, localizado na Avenida Paulista.

Participam da mostra o filme Bushido Sixteen, de Tomoyuki Furumaya e as animações Em Busca das Estrelas, O Jardim das Palavras e O Lugar Prometido em Nossa Juventude, de Makoto Shinkai.

A Mostra tem entrada gratuita e inclui sessões de debates e atividades de mediação cultural. Os ingressos são gratuitos e devem ser reservados online, por meio do site do Sesi. Para as sessões de agosto, as reservas estarão abertas a partir de 1º de agosto, e para as sessões de setembro, a partir de 25 de agosto. Se houver ingressos remanescentes, a distribuição será realizada 15 minutos antes de cada sessão, nas bilheterias do local.

Sinopses

Bushido Sixteen (Bushidou Shikkusutin)
Bushido-Sixteen-sinopse-foto-divulgacao-900x600
(2010/109 min/Cor/DVD/Legendado)
Diretor: Tomoyuki Furumaya
Elenco: Riko Narumi, Kii Kitano, Kaori Abe, Hideo Ishiguro, Moe Arai
Classificação indicativa: Livre

O filme é baseado em um bestseller de Tetsuya Honda e narra o dia a dia de Kaori e Sanae, duas meninas praticantes de Kendo. Kaori faz questão de vencer, enquanto Sanae pratica Kendo por prazer. Após sentir muitos dilemas entre ideais diferentes, elas aprendem o sentido e o prazer de lutar pela vitória.

O Jardim das Palavras (Kotonoha no Niwa)
O-Jardim-das-Palavras-Kotonoha-no-Niwa-foto-divulgacao-900x600
(2013/46 min/Cor/DVD/Animação/Legendado)
Diretor: Makoto Shinkai
Elenco (vozes): Miyu Irino, Kana Hanazawa, Fumi Hirano, Gou Maeda, Yuka Terasaki, Suguru Inoue
Classificação indicativa: 12 anos

Takao é um estudante de ensino médio que almeja se tornar um artesão de sapatos. Ele costuma faltar às aulas em dias chuvosos e permanece no jardim japonês do parque para se dedicar ao sonho, desenhar calçados. Certo dia, Takao encontra uma mulher misteriosa, Yukino, e sem combinar, passam a se encontrar em dias de chuva. Takao deseja produzir um par de sapatos que faça Yukino caminhar e encontrar o seu caminho.

Em Busca das Estrelas (Hoshi wo ou Kodomo)
Em-Busca-das-Estrelas-Hoshi-wo-ou-Kodomo-foto-divulgacao-900x600
(2011/116 minutos/Cor /DVD/Animação/Legendado)
Diretor: Makoto Shinkai
Elenco (vozes): Hisako Kanemoto, Miyu Irino, Kazuhiko Inoue, Sumi Shimamoto
Classificação indicativa: 12 anos

Uma história de amadurecimento, que envolve o amor de uma jovem e uma música misteriosa. Asuna é uma menina solitária, que tem o hábito de passar seus dias escutando a mesma música em um rádio especial que ganhou do pai ausente. Certo dia, ela conhece um rapaz chamado Shun e parte em uma viagem de aventuras, para entender as belezas e crueldades do mundo.

O Lugar Prometido em Nossa Juventude (Kumo no Mukou, Yakusoku no Basho)
O-Lugar-Prometido-em-Nossa-Juventude-foto-divulgacao-900x600
(2004/91 minutos/Cor/DVD/Legendado)
Direção: Makoto Shinkai
Elenco (vozes): Hidetaka Yoshioka, Masato Hagiwara, Yuuka Nanri
Classificação indicativa: 12 anos

Em um mundo pós-guerra, o Japão foi dividido em dois territórios: norte e sul. Hiroki e Takuya moram em Aomori e são estudantes do ensino fundamental. Sentem-se atraídos pela colega Sayuri e intrigados pela misteriosa torre erguida do outro lado da fronteira do Estreito de Tsugaru, em Hokkaido. Os meninos prometem a Sayuri voar até esta torre a bordo de um avião construído por eles mesmo. Porém, quando Sayuri é transferida para Tóquio, os dois amigos acabam desistindo do projeto e seguem caminhos diferentes: Hiroki vai para Tóquio e Takuya fica em Aomori. Três anos depois, Hiroki descobre que Sayuri tem uma doença que a deixou adormecida todos esses anos. Com a ajuda de Takuya, Hiroki decide voar no avião que eles construíram, levando Sayuri naquela viagem prometida há muito tempo.

Total
0
Shares
Previous Article
Carrapato Ixodes Foto Stockvault 900x600 min

Japão registra primeira morte por encefalite transmitida por carrapatos

Next Article
Brasil conquista tricampeonato no volei da Rio 2016 Foto CBV

Vôlei do Brasil atropela Itália e conquista tricampeonato olímpico

Related Posts