Museu em Paris bate recorde de público com mostra de quimonos japoneses

A mostra conta com 150 peças e narra a história da evolução da moda no Japão desde o período Edo até o atual.
Exposicao de quimonos japoneses em Paris Foto Getty
Foto: Getty

Uma exposição que visa reconstituir a história do tradicional quimono japonês tem atraído um grande público ao Museu Guimet (Museu Nacional de Arte Asiática), em Paris.

Intitulada “Kimono, The Ladies ‘Delight” (“Kimono, a felicidade das senhoras”, em tradução livre), a mostra teve início no final de fevereiro e conta com 150 peças. Entre elas estão 120 valiosos quimonos, além de acessórios, como enfeites de cabelos, e biombos tradicionais japoneses, segundo o jornal japonês ‘The Asahi Shimbun’,

Contudo, a emissora pública japonesa ‘NHK’ afirma que a mostra exibe um total de 120 peças, sem detalhar a quantidade de quimonos, enquanto o site do museu, por sua vez, não faz menção sobre o total de itens que estão sendo expostos.

Todas as peças em exibição fazem parte de uma coleção da famosa e tradicional Casa Matsuzakaya, fundada em 1611, quando começou a operar no Japão como atacadista de quimonos e produtos de uso cotidiano. Atualmente, a companhia possui uma das maiores redes de lojas de departamentos do país.

Com a supervisão da estilista japonesa Junko Koshino, a exposição conta a história da evolução da moda no Japão desde o período Edo (1603 – 1868) até o atual, oferecendo uma visão mais detalhada da vestimenta da mulher na sociedade japonesa.

Koshino disse à ‘NHK’, que a mostra também ajuda a compreender como os quimonos japoneses influenciaram a moda internacional, principalmente a renomada moda francesa.

“O espírito do quimono usado no Período Edo foi transmitido até os dias atuais, mudando formas e cruzando fronteiras”, afirmou Koshino em entrevista concedida à ‘NHK’ em março passado.

Na ocasião da inauguração da mostra, em 22 de fevereiro, a curadora da exposição, Aurelie Samuel, disse que “os franceses amam quimonos desde que foram introduzidos no país, durante o século XIX”.

A curadora explicou que, devido a fragilidade dos tecidos, os quimonos mais antigos, “os denominados raros e do período Edo”, serão substituídos por outros da mesma época ao longo da exposição. Isso porque a proteção de vidro não impede a entrada de oxigênio.

Ainda de acordo com a ‘NHK’, ao vislumbrar os valiosos quimonos expostos no Museu Guimet, o visitante terá a oportunidade de passear no tempo. A exposição conta com quimonos que expressam a estética da mulher de uma família de samurai no período de Edo, enquanto outros refletem a influência da cultura ocidental no período Meiji.

Famosos pela complexidade da estética, dos tecidos tenros e das estampas únicas, os quimonos japoneses simbolizam a cultura japonesa em todo seu teor, afirma o ‘The Asahi Shimbun’ em sua publicação sobre a mostra.

Segundo o jornal ‘Le Parisien’, a mostra já bateu recorde de público semanal do Museu Guimet.  O periódico francês citou ainda que existe a possibilidade de que a mostra se estenda a outros países europeus, podendo inclusive chegar ao Continente Americano, incluindo o Brasil.

Inédita fora do Japão, a mostra conta com o apoio da Fundação Japão e permanecerá no Museu Guimet até o dia 22 de maio.

*Mais detalhes sobre a mostra podem ser conferidos no site oficial do Museu Guimet.

Confira algumas fotos da mostra “Kimono, The Ladies ‘Delight”:

Total
0
Shares
Previous Article
Dia da Terra com Marcha pela Ciencia na Groelandia Foto Mike MacFerrin Gizmodo

Dia da Terra com Marcha pela Ciência em mais de 600 cidades no mundo

Next Article
Japao e EUA iniciam manobras perto da peninsula coreana Foto NHK

Japão e EUA iniciam pesados exercícios navais perto da península coreana

Related Posts