Serviços Variedades

São Paulo recebe mostra de gravuras de artistas japoneses contemporâneos

Com entrada franca, a mostra é composta por obras de 10 renomados artistas, incluindo Yayoi Kusama.

A Fundação Japão traz para o Brasil a exposição itinerante “Variação e Autonomia: As Gravuras de Artistas Japoneses Contemporâneos”. A abertura da exposição acontece em São Paulo, de 24 de maio a 24 de junho, no Centro Cultural São Paulo. De lá, a exposição percorre Rio de Janeiro, Curitiba, Manaus e Recife.

A mostra é composta por obras de arte de 10 renomados artistas e lança luz sobre este novo campo artístico, desenvolvido no Japão a partir dos anos 70.

O objetivo da exposição é incentivar os espectadores a reconsiderar a história das gravuras contemporâneas no Japão, reafirmando sua relevância artística.

Participam da mostra obras de Masanari Murai, Toshinobu Onosato, Yasukazu Tabuchi, Yayoi Kusama, Natsuyuki Nakanishi, Hitoshi Nakazato, Tomoharu Murakami, Naoyoshi Hikosaka, Kosai Hori e Toeko Tatsuno.

São artistas que participaram da expansão do leque das expressões de arte existentes na época, utilizando o meio impresso. Notáveis tanto como variação da pintura, quanto de uma forma autônoma, essas obras ajudaram a estabelecer o gênero de gravuras japonesas contemporâneas, ao mesmo tempo em que alcançavam uma nova amplitude.

Segundo o curador da mostra, Kyoji Takizawa, do Museu Municipal de Artes Gráficas de Machida, no Japão, não são os artistas considerados criadores ou desenvolvedores da história da produção de gravuras contemporâneas japonesas, mas que participaram ativamente de todo o processo, ajudando a estabelecer o gênero e incorporando a elas a devida envergadura.

O curador alerta que hoje, meio século após o desenvolvimento da técnica no Japão, as gravuras estão prestes a ser esquecidas.

Como uma tendência na arte contemporânea, há uma necessidade, no Japão e no exterior, de se reconsiderar a história a partir de uma variedade de perspectivas críticas, sem ignorar o objeto da dissolução. As obras dos artistas nesta exposição, sem dúvida, auxiliarão a manter as gravuras vivas.

Serviço

Exposição Itinerante
Variação e Autonomia – as gravuras de artistas japoneses contemporâneos

São Paulo
Data: 24 de maio a 24 de junho de 2018
Local: Centro Cultural São Paulo
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 | Paraíso | São Paulo-SP
Horário: • Terça a sexta: 10h às 20h
• Sábados, domingos e feriados: 10h às 18h

Rio de Janeiro
Data: 04 de julho a 28 de julho de 2018
Local: Centro Cultural do Correio
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 20 | Centro | Rio de Janeiro-RJ

Curitiba
Data: 10 de agosto a 02 de setembro de 2018
Local: Museu Paranaense
Endereço: Rua Kellers, 289 | Alto São Francisco | Curitiba-PR

Manaus
Data: 18 de setembro a 13 de outubro de 2018
Local: Palácio da Justiça
Endereço: Av. Eduardo Ribeiro, 901 | Centro | Manaus-AM

Recife
Data: 01 de novembro a 25 de novembro de 2018
Local: Torre Malakoff
Endereço: Praça Artur Oscar, S/N | Recife Antigo | Recife-PE

Classificação: livre
Entrada: gratuita em todos os estados
Mais informações: Fundação Japão em São Paulo.

Realização