Monte Fuji recebe primeira neve da temporada 15 dias mais cedo

Embora o fenômeno tenha ocorrido duas semanas mais cedo do que no ano passado, ele chegou com atraso de 21 dias em relação a média.
Monte Fuji recebe primeira neve da temporada de 2025 | ©Kyodo Images
Foto tirada em 23 de outubro de 2025 mostra o cume do Monte Fuji coberto de neve pela primeira vez na temporada atual | ©Kyodo Images

O Monte Fuji, a montanha mais alta e icônica do Japão, recebeu a primeira camada de neve da temporada nesta quinta-feira (23). O registro, que marca o início do período de neve no pico do Fuji-san, ocorreu com um atraso de 21 dias em relação à média histórica, mas chegou mais de duas semanas mais cedo do que na temporada anterior, conforme relatado pelo jornal Mainichi.

Um funcionário do observatório de Kofu, localizado em Yamanashi, província situada a cerca de 100 quilômetros a oeste de Tóquio, no centro-leste do arquipélago japonês, confirmou a presença da neve no cume de 3.776 metros de altitude por volta das 6h da manhã (horário local).

De acordo com a Agência Meteorológica do Japão (JMA), a queda de neve foi impulsionada pela combinação de nuvens e ar frio que se estabeleceram sobre a montanha desde a última quarta-feira (22).

A JMA informou que, em um ponto próximo ao cume, a temperatura chegou a atingir -6,4°C por volta da 1h da manhã de quinta-feira. Apesar do atraso em relação à média, o fenômeno ocorreu 15 dias mais cedo do que no ano passado.

No ciclo anterior, a montanha, que se situa na fronteira entre as prefeituras de Shizuoka e Yamanashi, registrou a primeira neve em 7 de novembro. Aquela data de 2024 (do ano passado) foi considerada a mais tardia já registrada desde o início das observações, que se iniciaram em 1894.

== Mundo-Nipo (MN)

Verificado por Gemini: Esta notícia foi analisada e verificada por Gemini, uma ferramenta de inteligência artificial de ponta. Quer saber mais sobre como garantimos a precisão das informações que você lê? Acesse Gemini revisor de texto.


Descubra mais sobre Mundo-Nipo

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Total
0
Shares

Deixe um comentário

Veja mais dessa categoria