Cultura japonesa é celebrada na Festa das Flores e Morangos de Atibaia, SP

O evento termina no domingo e conta com as delícias da culinária japonesa, além de apresentações culturais.
Festa das Flores e Morangos de Atibaia 900x550 min
Festa das Flores e Morangos de Atibaia / Divulgação

A Festa de Flores e Morangos de Atibaia, no interior de São Paulo, termina neste domingo (25), portanto, aproveite para conferir os mais belos e interessantes aspectos da cultura japonesa.

O evento conta com a deliciosa gastronomia japonesa, com pratos típicos como tempurá, sushi, sashimi, guioza, moti, nikuman, yakitori, okonomiaki, yakisoba, udon, karê, entre tantas outras opções, são encontrados em restaurantes orientais e diversos espaços gastronômicos da Festa.

Tais espaços são mantidos graças ao empenho de várias Associações como Acenbra, Fujinkai, Fukushima Kenjinkai, Associação Sul Brasil e Gakkou, através do trabalho de seus voluntários. Tal esforço visa arrecadar fundos para ações sociais voltadas para esporte, escola de idioma, apresentações artísticas dentre outras ações realizadas durante o ano.

“Com certeza a Festa das Flores e Morangos é um evento que celebra a cultura da colônia japonesa. Traz a oportunidade de contato com nossa cultura à diversas pessoas de tantos estados que prestigiam a festa”, destaca o presidente da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Atibaia (Acenbra), Eriberto Ono.

Além das delícias da culinária japonesa, os visitantes podem conferir apresentações culturais e artísticas como Bon Odori, Taikô, Awa Odori e Yosakoi Soran.

O Bon Odori é uma dança acompanhada por tambores e canto. É um agradecimento à boa colheita, e às dádivas que a terra oferece.

Ao primeiro ressoar do tambor japonês, já anuncia a apresentação de Taikô. Esta belíssima e milenar arte japonesa tem o dom de encantar os espectadores, com a cadência impetuosa dos tambores numa mescla de sons vibrantes e grande desempenho cênico e corporal, para uma perfeita relação de energia e harmonia com o público.

Os trajes típicos que circulam pela Festa, a decoração primorosa e o respeito para com cada visitante são marcas irrefutáveis da cultura nipônica presentes na Festa de Flores e Morangos de Atibaia.

“Este é o evento de maior divulgação da nossa cultura. Nosso grande desafio é juntamente cativar os mais novos para dar continuidade ao nosso trabalho, para manter viva nossa cultura”, salienta ainda Eriberto Ono.

As flores e a cultura japonesa
Os primeiros imigrantes japoneses chegaram à região na década de 1930 foram atraídos pela oportunidade de adquirir terras para cultivar hortaliças e flores. Atualmente, apenas a cidade de Atibaia é responsável por 25% de toda a produção nacional de flores.

“A Festa nasceu há 51 anos com o objetivo de divulgar as possibilidades inúmeras de decoração com plantas e flores cultivadas aqui, algo que fazemos até hoje, sempre buscando surpreender o público pela beleza e qualidades dos produtos, trazidos a um preço acessível”, ressalta o presidente da Pró-Flor, Ciro Komura.

Para obter outras informações e detalhes a respeito da festa, acesse o site do evento.

SERVIÇO
36º Festa de Flores e Morangos de Atibaia
Data: de 02 até 25 de setembro de 2016
As sextas, sábados e domingos – incluindo dias 07 e 08
Horários: das 09h até 18h
Local: Parque Municipal Edmundo Zanoni, Av. Horácio Neto, 1030
Cidade: Atibaia, SP
Telefone: 0800-555-979
Site: www.floresemorangos.com.br

*Todo o conteúdo é de responsabilidade dos organizadores do evento.

Total
0
Shares
Previous Article
Shinzo Abe e Fidel Castro Foto Kyodo AP

Premiê japonês faz visita história a Cuba

Next Article
Goeido atinge 14 vitorias no Torneio de Sumo de Outono 2016 Foto Kyodo

Goeido conquista título antecipado do Torneio de Sumô de Outono

Related Posts