Japão caiu uma posição no índice 2017 de restrições de vistos (Visa Restrictions Index) compilado pela consultora Henley & Partners, no qual produz anualmente uma lista que mostra quais são os passaportes mais fortes do planeta, ou seja, aqueles que mais permitem viajar pelo mundo sem a necessidade de visto.
Divulgado no final do mês passado, o levantamento deste ano investigou 199 países e territórios. A classificação leva em conta a quantidade de países que não exigem visto para os cidadãos de determinado lugar ou que permitem ao viajante conseguir permissão de entrada no momento em que desembarcar em algum território.
No Visa Restrictions Index 2017, o passaporte japonês compartilha a quarta colocação com mais oito países, enquanto o passaporte do Brasil ocupa a 14ª posição, atrás de países pequenos como Chipre, Malta e República Checa.
Mas ainda assim o passaporte brasileiro é respeitável, pois dá direito à entrada em 143 destinos sem necessidade de visto ou recebe a garantia assim que desembarca no país.
Apesar de bem posicionado, o passaporte japonês caiu uma posição em relação ao ranking anterior, contrariando a estratégia do governo do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, para facilitar a concessão de vistos e assim aumentar o número de visitantes nos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio.
O levantamento, no entanto, destaca que os dados do relatório não devem ser usados como fontes únicas para o planejamento de uma viajem. Mediante a isso, é prudente checar previamente a obrigatoriedade de se obter um visto para viajar ao destino desejado.
Veja abaixo os 10 passaportes mais poderosos do planeta, classificados de acordo com o número de países que permite acesso sem visto (incluindo o passaporte brasileiro para nível de comparação):
1º Acesso a 158 países
Passaporte de Alemanha
2º Acesso a 157 países
Passaportes de Suécia e Singapura
3º Acesso a 156 países
Passaportes de Espanha, Estados Unidos, Dinamarca, Finlândia, França, Noruega e Reino Unido
4º Acesso a 155 países
Passaportes de Áustria, Bélgica, Coreia do Sul, Holanda, Itália, Japão, Luxemburgo, Portugal e Suíça
5º Acesso a 154 países
Passaportes de Canadá, Irlanda, Malásia
6º Acesso a 153 países
Passaportes de Austrália, Grécia e Nova Zelândia
7º Acesso a 152 países
Passaporte de Islândia
8º Acesso a 151 países
Passaporte de República Checa
9º Acesso a 150 países
Passaportes de Malta e Hungria
10º Acesso a 149 países
Passaportes de Lituânia e Polônia
*14º Acesso a 143 países
Passaportes de Brasil e Mônaco