Variedades

Osaka celebra o milenar Tenjin Matsuri com 5 mil fogos de artifício

Osaka Tenjin Matsuri 2019 | Foto: Asahi / Montagem MN

O Tenjin Matsuri é um dos três maiores festivais do Japão. O clímax do evento ocorre no rio Okawa, onde cem barcos realizam uma tradicional procissão.

A cidade de Osaka, no centro do Japão, celebrou ontem o Tenjin Matsuri, ou Festival de Tenjin, considerado um dos três maiores festivais do Japão e possuidor de uma tradição que remonta mais de mil anos, informou nesta sexta-feira (26) o jornal Asahi Shimbun.

Entre as celebrações está o Honmiyasai, uma cerimônia que visa orar pela paz e prosperidade da segunda cidade mais populosa do arquipélago japonês.

O festival consiste em um tradicional ritual conhecido como “funatogyo”, no qual um mikoshi (santuário portátil) carrega uma imagem representando o espírito da divindade funatogyo, que é consagrada no santuário de Temmangu.

O santuário então é levado até o rio Okawa, onde é colocado em um barco.

Foto: Reprodução / Asahi

Cerca de 100 barcos decorados, inclusive com iluminação colorida, juntaram-se à procissão no rio que atravessa o centro da cidade.

Cerca de 5.000 fogos de artifício iluminaram o céu noturno sobre o rio enquanto os passageiros nos barcos aplaudiam o belíssimo espetáculo.

Foto: Reprodução / Asahi

O festival do santuário Osaka Temmangu, localizado no distrito de Kita, tem uma história de mais de mil anos.

MN – Mundo-Nipo.com
Fonte: Asahi Shimbun.