Fãs de anime ignoram coronavírus e lotam cinemas no Japão

Um público recorde de 3,4 milhões lotaram os cinemas japoneses no final de semana para assistir a estreia de um filme de animação.
Cartaz do primeiro filme do anime Kimetsu no Yaiba 900x600 Foto Kyodo compressed
Cartaz de Kimetsu no Yaiba | ©Kyodo

Mais de 3,4 milhões de pessoas no Japão deixaram o risco de contágio de lado para assistir à estreia no fim de semana de “Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba the Movie: Infinite Train”, um filme de animação baseado em uma série de anime muito popular no país.

O filme arrecadou 4,62 bilhões de ienes (US$ 44 milhões) nos três dias, segundo anúncio da distribuidora do filme. O valor ultrapassou as estimativas e foi mais do que o dobro do recorde anterior de “Frozen 2”.

A quantidade de pessoas que foram aos cinemas em um único fim de semana no Japão, ou seja, um público de 3,4 milhões, equivale aproximadamente 3% de toda a população do do país.

Embora alguns cinemas nos Estados Unidos, na Europa e no Brasil estejam fechados devido à pandemia, as salas no Japão estão abertas desde o início de junho, após ficarem fechadas durante o estado de emergência do país de abril a maio, e o público japonês foi retornando aos cinemas lentamente, mas deixou o medo da pandemia para ir em massa aos cinemas neste fim de semana.

Entretanto, o Japão ainda registra centenas de novos casos de coronavírus por dia, com o número atingindo ligeiro aumento esta semana. Segundo a Kyodo News, o país tem registrado média de 600 casos diários e próximo a totalizar 100 mil infecções confirmadas. Já o número de mortes está próximo dos 1,7 mil.

Ainda assim, a quantidade de infecções no Japão está muito longe das dezenas de milhares registrada nos Estados Unidos e no Brasil, bem como em muitos países europeus, que iniciaram recentemente uma segunda onda de casos.

Expectativa

A expectativa vinha crescendo há semanas, com a promoção de produtos temáticos em várias lojas, até de conveniência, enquanto a famosa Tokyo Skytree ficou vermelha no dia da estreia em homenagem ao filme. 

Para aumentar a expectativa entre os fãs, a Fuji Television transmitiu vários episódios da série entre 10 e 17 de outubro. Foi a primeira exibição do anime em uma grande rede de televisão japonesa. Anteriormente, o anime só era exibido em canais locais menores de Tóquio.

Toda essa agitação é porque este é o primeiro filme da série que é considerada um fenômeno no Japão, e sua exibição acontece exclusivamente nos cinemas do país asiático. Ainda não há previsão do filme ser exibido no ocidente.

Anime de sucesso potencializa ganhos

Com a história de um garoto que se torna um lutador de demônios no Japão no início de 1900, a revista em quadrinhos vendeu mais de 100 milhões de exemplares durante sua publicação de 2016 a 2020. Uma série de TV de animação estreou em 2019.

As ações da Toho Co., distribuidora do filme e operadora da segunda maior rede de cinemas do Japão, avançaram para o maior nível em um ano na segunda-feira, enquanto os papéis da Edia Co., que fabrica artigos da franquia, subiram 13%.

“Vinte bilhões de ienes se torna um alvo realista para o ‘Demon Slayer‘” nas bilheterias, disse Shinnosuke Takeuchi, analista da Jefferies Japan, em relatório divulgado no último dia 19 deste mês.

Veja trailer oficial do filme (legenda em inglês):

Mundo-Nipo (MN)
Fontes: Bloomberg | Kyodo News.

Total
0
Shares
Veja mais dessa categoria
Total
0
Share