Fãs de anime ignoram coronavírus e lotam cinemas no Japão

Um público recorde de 3,4 milhões lotaram os cinemas japoneses no final de semana para assistir a estreia de um filme de animação.
Cartaz do primeiro filme do anime Kimetsu no Yaiba 900x600 Foto Kyodo compressed
Cartaz de Kimetsu no Yaiba | ©Kyodo

Mais de 3,4 milhões de pessoas no Japão deixaram o risco de contágio de lado para assistir à estreia no fim de semana de “Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba the Movie: Infinite Train”, um filme de animação baseado em uma série de anime muito popular no país.

O filme arrecadou 4,62 bilhões de ienes (US$ 44 milhões) nos três dias, segundo anúncio da distribuidora do filme. O valor ultrapassou as estimativas e foi mais do que o dobro do recorde anterior de “Frozen 2”.

A quantidade de pessoas que foram aos cinemas em um único fim de semana no Japão, ou seja, um público de 3,4 milhões, equivale aproximadamente 3% de toda a população do do país.

Embora alguns cinemas nos Estados Unidos, na Europa e no Brasil estejam fechados devido à pandemia, as salas no Japão estão abertas desde o início de junho, após ficarem fechadas durante o estado de emergência do país de abril a maio, e o público japonês foi retornando aos cinemas lentamente, mas deixou o medo da pandemia para ir em massa aos cinemas neste fim de semana.

Entretanto, o Japão ainda registra centenas de novos casos de coronavírus por dia, com o número atingindo ligeiro aumento esta semana. Segundo a Kyodo News, o país tem registrado média de 600 casos diários e próximo a totalizar 100 mil infecções confirmadas. Já o número de mortes está próximo dos 1,7 mil.

Ainda assim, a quantidade de infecções no Japão está muito longe das dezenas de milhares registrada nos Estados Unidos e no Brasil, bem como em muitos países europeus, que iniciaram recentemente uma segunda onda de casos.

Expectativa

A expectativa vinha crescendo há semanas, com a promoção de produtos temáticos em várias lojas, até de conveniência, enquanto a famosa Tokyo Skytree ficou vermelha no dia da estreia em homenagem ao filme. 

Para aumentar a expectativa entre os fãs, a Fuji Television transmitiu vários episódios da série entre 10 e 17 de outubro. Foi a primeira exibição do anime em uma grande rede de televisão japonesa. Anteriormente, o anime só era exibido em canais locais menores de Tóquio.

Toda essa agitação é porque este é o primeiro filme da série que é considerada um fenômeno no Japão, e sua exibição acontece exclusivamente nos cinemas do país asiático. Ainda não há previsão do filme ser exibido no ocidente.

Anime de sucesso potencializa ganhos

Com a história de um garoto que se torna um lutador de demônios no Japão no início de 1900, a revista em quadrinhos vendeu mais de 100 milhões de exemplares durante sua publicação de 2016 a 2020. Uma série de TV de animação estreou em 2019.

As ações da Toho Co., distribuidora do filme e operadora da segunda maior rede de cinemas do Japão, avançaram para o maior nível em um ano na segunda-feira, enquanto os papéis da Edia Co., que fabrica artigos da franquia, subiram 13%.

“Vinte bilhões de ienes se torna um alvo realista para o ‘Demon Slayer‘” nas bilheterias, disse Shinnosuke Takeuchi, analista da Jefferies Japan, em relatório divulgado no último dia 19 deste mês.

Veja trailer oficial do filme (legenda em inglês):

Mundo-Nipo (MN)
Fontes: Bloomberg | Kyodo News.

Total
0
Shares
Previous Article
Yoshihide Suga Foto Sanspo jp 26102020

Premiê do Japão faz 1º discurso sobre políticas públicas

Next Article
Home office no Japao Foto PxHere Photo Free 1445331 compressed

Menos de 20% dos trabalhadores no Japão aderiu ao home office

Related Posts