Shibuya, em Tóquio, estima receber multidão recorde no Halloween

Apesar dos apelos do prefeito de Shibuya para que os foliões fiquem longe do bairro por temor ao crescente vandalismo nos festejos de Halloween, estima-se que o evento atraia mais de 60 mil pessoas.
Halloween em Shibuya | Foto: Deepsky / Instagram
Halloween em Shibuya tem sido marcado por atos de vandalismo | Foto: Deepsky@Instagram

O famoso bairro de Shibuya, em Tóquio, está se preparando para o retorno das multidões de Halloween neste fim de semana, apesar dos repetidos pedidos da prefeitura local para que os foliões fiquem longe do bairro, informou a Kyodo News.jp nesta quinta-feira.

Entre as medidas que estão sendo tomadas para dissuadir os foliões, a proibição de beber nas ruas ao redor da estação de Shibuya entrará em vigor a partir da noite desta sexta-feira (27) até a madrugada de 1º de novembro, com mais de 30 lojas na área sendo solicitadas a cessar a venda de bebidas alcoólicas no sábado e durante a noite do Halloween, em 31 de outubro.

“Este ano, estamos deixando claro ao mundo que Shibuya não é um local para eventos de Halloween”, disse o prefeito Ken Hasebe em entrevista coletiva no início deste mês. “Por favor, não venha para a área da estação Shibuya no Halloween”, disse.

Hasebe ampliou a mensagem este ano em meio a temores de que a aglomeração em torno do icônico cruzamento do distrito e de outras áreas possa atingir níveis potencialmente perigosos, agora que as restrições ao coronavírus foram removidas.

É esperado que muitas pessoas, incluindo visitantes estrangeiros, se reúnam em Shibuya na noite de Halloween deste ano, no que será a primeira celebração sem restrições contra a Covid-19 desde 2019, uma vez que que o Japão rebaixou o status legal da Covid-19 para o mesmo da gripe sazonal no início deste ano.

De acordo com autoridades locais,  Shibuya recebeu mais de 40.000 visitantes na noite de Halloween em 2019, aproximadamente o mesmo número que o registrado em 2018. Embora o número tenha diminuído nos anos seguintes devido à pandemia, há preocupações de que as multidões possam ultrapassar os 60.000 devido à remoção das restrições.

Halloween de 2018 em Shibuya foi marcado por vários atos de vandalismo, incluindo o capotamento de um caminhão em meio a multidão.
Halloween de 2018 em Shibuya foi marcado por vários atos de vandalismo, incluindo o capotamento de um caminhão em meio a multidão | Foto: Arquivo / Instagram@Deepsky

“Estamos extremamente preocupados que acidentes como a tragédia fatal em Itaewon, em Seul, em outubro passado, possam acontecer a qualquer momento”, disse Hasebe.

Mais de 150 pessoas foram mortas na multidão que ocorreu em 29 de outubro de 2022, no distrito de entretenimento de Itaewon, em Seul, depois que dezenas de milhares de pessoas se reuniram para participar de folias de Halloween pela primeira vez desde que as restrições do Covid-19 foram atenuadas na Coreia do Sul.

Inicialmente, Shibuya acolheu bem as celebrações de Halloween, tornando-se um point mundialmente famoso de celebração da festa que era considerada pagã durante a Idade Média. Porém, a celebração da festa no distrito mudou de rumo nos últimos anos, após atos de vandalismo e excessos no consumo de bebidas alcoólicas. Em 2018, houve brigas em vários locais de Shibuya, enquanto jovens embriagados empurraram um caminhão até conseguir tombá-lo com o motorista dentro.

Espera-se que cerca de 300 policiais sejam destacados para a segurança do local de sábado à noite até terça-feira, um aumento de cerca de 50% em relação ao ano passado, além de cerca de 150 funcionários distritais para ajudar a patrulhar e aplicar as leis de proibição ao uso de tabaco (cigarros tradicionais e eletrônicos) e de ingestão de bebidas alcoólicas em Shibuya durante os festejos de Halloween.

== Mundo-Nipo (MN)
Fonte: Kyodo News JP

Total
0
Shares
Previous Article
Cristal de Buda | Montagem Mundo-Nipo

Folclore japonês: O Cristal de Buda

Next Article
Preços no Japão | ©Shizuo Kambayashi/AP

Inflação em Tóquio salta 2,7% em outubro

Related Posts