Zoológico no Japão adia retorno de panda idoso à China

Com 28 anos, a fêmea Tan Tan é o panda mais velho do Japão. Problemas de saúde impedem seu retorno à China, como parte de um programa de conservação da espécie.
Panda Tan Tan | Foto: Cortesia do Governo de Kobe
Panda Tan Tan | Foto: Cortesia do Governo de Kobe

Um zoológico da cidade de Kobe, no oeste do Japão, anunciou que vai atrasar o retorno de uma panda fêmea à China por mais um ano, enquanto o animal passa por tratamento de saúde.

Tan Tan é o panda-gigante mais velho do Japão, com 28 anos, o que a coloca na casa dos 80 anos, de acordo com o Oji Zoo. O animal parece ter perdido o apetite e está menos ativo.

A panda chegou ao zoológico em 2000 vindo da China para fins de reprodução. Ela deveria ter sido mandada de volta para casa em julho de 2020, após o fim de seu contrato de locação, mas foi adiado devido à pandemia de Covid-19 e ao tratamento de doenças cardíacas relacionadas à idade.

Após negociações com a China, o zoológico decidiu que precisa adiar o retorno para além do final deste mês devido à necessidade de continuar os exames e tratamentos, levando em consideração também os riscos do transporte em razão da idade avançada.

Desde a primavera japonesa de 2022, o zoológico se absteve de apresentar Tan Tan ao público em geral devido ao seu estado de saúde.

Espécie ameaçada

O panda-gigante, ou só panda, é um mamífero onívoro da família Ursidae endêmico da República Popular da China. Este belo animal é uma espécie ameaçada de extinção e, por isso, a China mantém um programa de conservação que envolve o empréstimo de pandas a outros países.

Atualmente, existem 10 pandas vivendo em quatro zoológicos no Japão, incluindo Tan Tan, que é a mais velha entre todos no país e, provavelmente, uma das mais longevas do mundo.

== Mundo-Nipo (MN)
Fonte: Kyodo News Japan

Total
0
Shares
Previous Article
888Bets Aviator | Imagem Edição Mundo-Nipo

888Bets Aviator: O melhor jogo na melhor plataforma

Next Article
Jogo Mines | Reprodução / Montagem Mundo-Nipo

Entenda a febre do Jogo Mines no Brasil

Related Posts