Veja lista polêmica de animes que os japoneses recomendam às crianças

A lista, que não agradou a muitos pais japoneses, inclui animes complexos e séries consideradas violentas.
Anime Clannad Divulgacao
Anime Clannad / Divulgação

Atualizado em 29/05/2017


O Charapedia, um site especializado em animes e muito popular no Japão, questionou seus usuários sobre quais as séries de animes e mangás que eles recomendariam para os seus filhos ou qualquer criança pequena. A pesquisa contou com a participação de aproximadamente 10 mil pessoas, sendo 70,8% delas na faixa etária de 10 a 20 anos, enquanto 29,2% tinham idade a partir dos 30 anos.

Como sempre faz, o Charapedia disponibilizou a pesquisa online durante uma semana. De acordo com as estatísticas, 54,1% dos inquiridos eram do sexo masculino e 45,9% do sexo feminino.

Para compilar o ranking, o Charapedia atribuiu pontos aos animes/mangás mais votados, usando como base uma fórmula própria que leva em consideração o número de votos expressos, a ordem geral dos melhores classificados e a presença ou ausência de observações (avaliações) para cada série votada.

Os resultados, no entanto, não agradaram aos muitos pais que reclamaram, principalmente, do anime que lidera a lista, julgando ser direcionado ao público adulto. “Um drama complexo, repleto de tragédias”, dizem eles.

Veja abaixo os 20 melhores classificados (em ordem decrescente) e, depois, os comentários (reclamações) dos internautas em relação ao resultado da pesquisa (lista em ordem decrescente):

20. Puella Magi Madoka Magica
99 pontos

19. Pokémon
122 pontos

18. Little Busters!
127 pontos

17. A Certain… Series
137 pontos

16. Love Live!
140 pontos

15. Natsume’s Book of Friends
141 pontos

14. Digimon Adventure
146 pontos

13. Slam Dunk
147 pontos

12. Angel Beats!
151 pontos

11. K-On!
156 pontos

10. Kuroko’s Basketball
158 pontos

9. Haikyuu!
165 pontos

8. Your Lie in April
175 pontos

7. Sword Art Online
181 pontos

6. Doraemon
193 pontos

5. Gintama
217 pontos

4. Anohana: The Flower We Saw That Day
221 pontos

3. One Piece
227 pontos

2. Naruto
261 pontos

1. Clannad
370 pontos

Muitos internautas japoneses se mostraram desfavoráveis aos resultados, principalmente aqueles que têm filhos. Veja alguns comentários abaixo, de acordo com os sites japoneses “Rocket News” e “My Game News Flash”:

“Clannad!? Essas pessoas enlouqueceram!?”

“Doraemon está lá, mas onde está Crayon Shin-chan?”

“Isto parece mais um ranking de popularidade do que qualquer outra coisa.”

“Essa pesquisa deve ter sido preenchida por pessoas que não têm filhos.”

 “One Piece é sobre piratas! Isso não é uma boa influência para as crianças”

“Jamais deixaria meu filho assistir Clannad!”

“Clannad é desolador, pesado até para mim que tenho 23 anos, imagina para uma criança!?”

“Naruto é violento e Clannad é complexo demais, não são para criancinhas.”

O “Rocket News” ressaltou que “Clannad é uma escolha estranha no que diz respeito a uma pesquisa sobre séries de anime/mangá que os pais gostariam de mostrar aos seus filhos pequenos”.

Os entrevistados podem ter achado que “as crianças poderiam aprender com os dramas envolvendo algumas séries”, avalia o “Rocket News”, acrescentando que o Charapedia deveria ter especificado a faixa etária das crianças que foram alvo da pesquisa.

Já o “My Game News Flash” chama a atenção para a estatística que aponta um grande número de inquiridos com idade entre 10 e 20 anos, sugerindo que a maioria dessas pessoas pode ter menos de 15 anos. “O problema ocorreu quando o conceituado Charapedia não determinou uma idade mínima para os respondentes da enquete”, afirma o site japonês.

Anime Clannad (Imagem: Divulgação)
Anime Clannad (Imagem: Divulgação)

Sobre Clannad
A história de Clannad gira em torno de Tomoya Okazaki, um estudante do ensino médio. A mãe de Tomoya, Atsuko, morreu quando ele era pequeno. Desgostoso com a morte da esposa, Naoyuki, pai de Tomoya, se tornou viciado em álcool e jogo, passando a brigar constantemente com o filho. Até que um dia, Tomoya machucou o ombro gravemente, após o pai o empurrá-lo contra a parede. Desde então, pai e filho nunca mais discutiram, mas ambos se tratavam como dois estranhos.

A indiferença do pai levou Tomoya a ficar constantemente fora de casa. Além disso, a lesão no ombro o incapacitou de participar do seu clube de basquete, o que o estimulou a distanciar-se das atividades escolares. Assim, sua vida de delinquente tem inicio.

A vida de Tomoya passa a mudar quando ele conhece Nagisa Furukawa, uma garota de fala suave e um ano mais velha que ele, mas que estava repetindo o ano escolar por ter ficado muito doente no ano anterior. O objetivo da jovem era participar do clube de teatro para o qual ela não pode entrar por conta da doença. Depois, os dois adolescentes descobrem que o clube de teatro foi fechado. Tomoya então decide ajudar Nagisa a retomar o clube. Durante esse tempo, Tomoya faz amizade com várias outras garotas e passa ajudá-las com seus problemas individuais.

A segunda parte da história se estende para os próximos dez anos, Tomoya e Nagisa vivem juntos como uma família. Ambos enfrentam as dificuldades de uma vida de casal, principalmente o problema envolvendo a doença de Nagisa, que morra logo após dar à luz a sua filha Ushio. A série então passa a focar na filha do casal.

Total
44
Shares
Previous Article
Mundo Nipo imagem destacada 900x600 15 02 2016 04

Vendas no varejo do Japão têm primeira queda em seis meses

Next Article
Mundo Nipo imagem destacada 900x600 15 02 2016 04

Preço médio da gasolina tem leve recuo semanal no Japão

Related Posts