Começou a Bienal do Livro no RJ, com o Japão sendo homenageado

Além de o cineasta Macoto Tezuka, filho da lenda Osamu Tezuka, estarão na Bienal do Rio mangakas e romancistas japoneses.
Bienal do Livro no Rio de Janeiro Foto Bienal 900x550 min
Foto: Arquivo / Bienal do Livro

A XIX Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro teve início nesta sexta-feira (30) na Barra da Tijuca, zona oeste da capital carioca, onde o Japão será o país homenageado no evento.

Localizado no pavilhão 4, o espaço dedicado à Terra do Sol Nascente apresenta diversas representações da cultura japonesa em forma de expressão artística.

Visitando pela primeira vez o Brasil, a comitiva do Japão é composta por Kanae Minato, autora considerada pela crítica a rainha dos thrillers, a mangaka (autora de mangá) Reiko Okano, a pesquisadora especialista em mangá Masami Toku e o cineasta Makoto Tezuka, também conhecido como Macoto Tezka, que é filho de Osamu Tezuka, este considerado o pai dos quadrinhos japoneses.

O Consulado-Geral do Japão no Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto Cultural Brasil-Japão e a Fundação Japão, mostra em seu estande um panorama diverso, passeando por tradição e modernidade deste país que, apesar de sua distância geográfica, é tão próximo ao Brasil.

A exposição itinerante “O Poder do Shojo Mangá” apresenta reproduções de desenhos produzidos especialmente para mangás japoneses publicados durante os anos 50 e 60.

A mostra já participou de mais de 50 eventos, sobretudo na América do Norte e Ásia, buscando difundir a arte do shojo mangá, gênero dedicado ao público feminino.

Há também uma área com tatame para ler os livros e mangás disponíveis para apreciação. E já em clima de contagem regressiva para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio 2020, totens das mascotes estarão no estande.

Cultura Japonesa na XIX Bienal do Rio

Durante todos os dias do evento, o público poderá participar de diversas oficinas e palestras sobre a cultura japonesa, tais como origami (dobradura de papel), haikai (poema curto), língua, literatura e história japonesas, história dos samurais, cultura pop, animemangás e muito mais.

Esta realização faz parte do ‘Mês do Japão’, que é uma série de eventos culturais sob a tutela do Consulado-Geral do Japão no Rio de Janeiro durante os meses de agosto e setembro.

A  XIX Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro decorrerá até o dia  8 de setembro. Toda a programação pode ser conferida no site oficial da Bienal do Livro.

MN – Mundo-Nipo.com
Fontes: Exame.com | Bienal do Livro.

Total
7
Shares
Previous Article
Shinzo Abe entre lideres africanos Foto Kyodo

Japão encerra conferência sobre África com ‘Declaração de Yokohama’

Next Article
Livro A Erotica Japonesa na Pintura e na Escritura dos Seculos XVIIaXIX Foto Casa Rex 03 min

Professora da USP é premiada por livro sobre erótica japonesa

Related Posts