A artista plástica Upunushu, nome artístico da japonesa, ganhou destaque por criar réplicas de castelos famosos do Japão usando papelão. Uma de suas criações mais impressionantes é o Matsumoto-jo, conhecido no Brasil como Castelo de Matsumoto.
Matsumoto-jo também é chamado pelos japoneses de Castelo Corvo devido suas paredes pretas, além da propagação de suas alas. Ele é um dos três castelos mais famosos do Japão, juntamente com o Himeji-jo e Kumamoto-jo.
O castelo está localizado na cidade de Matsumoto, na província de Nagano, com fácil acesso a partir de Tóquio. Ele é um dos castelos mais populares entre os japoneses e turistas estrangeiros. O Castelo de Matsumoto é um exemplo dos castelos de planície, pois não foi construído no topo de um monte.
A sua arquitetura é uma das mais complexas, o que torna a sua recriação dificílima. Porém, apesar da complexidade, Upunushu o recriou com extrema perfeição.
Cada detalhe intrincado, como as paredes de pedra, as enormes alas e os detalhes minuciosos dos telhados, foi meticulosa e habilmente recriado em papelão pelas mãos da talentosa Upunushu.
O projeto demorou cerca de uma semana de planejamento e mais seis meses de construção. A artista disse que todo o material usado para recriação custou apenas 300 ienes, cerca de 10 reais ou 2,5 dólares atuais.
Veja alguns detalhes de como foi o processo de criação da deslumbrante obra, que foi criada em 2013:
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.