Turistas que estavam em visita ao Castelo de Kumamoto, no sudoeste do Japão, se juntaram a um grupo de moradores em trajes de guerreiros para limpar a poeira do importante castelo antes da chegada do Ano Novo, informou nesta quarta-feira (30) a emissora pública ‘NHK’.
Na terça-feira (29), cerca de 130 pessoas participaram do ritual de limpeza anual no Castelo de Kumamoto, na cidade de Kumamoto, capital da província homônima.
Segundo noticiou a ‘NHK’, os participantes começaram o rito depois de o líder do grupo ordenar a seus seguidores para ir à luta na “batalha contra a poeira”. Ele estava vestido como o “Senhor da Guerra” que construiu o castelo há cerca de 400 anos.
O grupo usou varas de bambu 8 metros de comprimento com folhas na ponta para tirar o pó da torre do castelo, bem como de outros lugares. Ums participante de apenas oito anos disse à ‘NHK’ que a vara era pesada demais. Mesmo assim, ela conseguiu participar da tradicional limpeza do castelo.
A mascote da cidade, projetada para se parecer com o castelo, animava um evento em uma praça nas proximidades, onde o publicou local também espanaram a mascote. O Castelo de Kumamoto estará aberto aos visitantes no dia de Ano Novo.
Castelo de Kumamoto
Nos seus tempos de glória, o Castelo de Kumamoto (Kumamoto-jo) era extremamente bem fortificado. A torre de menagem (fortaleza central do castelo) é uma reconstrução de concreto edificada em 1960. No entanto, ainda existem vários edifícios antigos do castelo original, em madeira. O castelo foi sitiado durante a Rebelião de Satsuma (1877), tendo sido saqueado e queimado depois de um cerco de 53 dias.
Kumamoto-jo é um dos três castelos mais famosos e importantes do Japão, juntamente com o Castelo de Himeji (Himeji-jo), localizado em Himeji, na província de Hyogo, e o Castelo de Matsumoto (Matsumoto-jo), localizado na cidade de Matsumoto, na província de Nagano.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.