Do Mundo-Nipo
Depois de um ano e sete meses de minuciosos trabalhos de restauração, o Templo Byodoin, em Uji, na província de Kyoto, no sul do Japão, abriu as portas de seu famoso “Phoenix Hall” (Salão Fênix, em tradução livre) para visitação nesta quinta-feira (3).
Clique na foto para ampliar:
Designado como Patrimônio Mundial pela UNESCO, o templo milenar e um dos mais importantes do Japão teve seu exterior e interior, incluindo tijolos, madeiramentos, telhado e estátuas, restaurados durante o trabalho que começou em setembro de 2012. Segundo autoridades do templo, trata-se dos primeiros reparos desde a década de 1950.
O Phoenix Hall, cuja imagem é mostrada na moeda de 10 ienes, abriga várias estátuas budistas designadas como Tesouro Nacional.
Centenas de visitantes tiveram o privilégio de participar do dia de reabertura. Entre eles estava um estudante do ensino médio, Keisuke Matsuno, de 13 anos. O adolescente mostrou-se maravilhado com todo o esplendor do local: “Fiquei surpreso pelo fato de a estátua do Grande Buda (no centro do templo) ser tão grande a ponto de atingir o teto”.
Clique na foto para ampliar:
O Phoenix Hall comporta até 50 visitantes por vez e cada passeio é limitado a 20 minutos. A taxa de entrada para o salão é de 300 ienes (cerca de R$ 7), além do valor cobrado para entrar no Templo Byodoin.
(Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo)
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.