Do Mundo-Nipo
O documentário “Senzoninaru” (Tornando-se um ancestral), que conta a história de idoso japonês que perdeu sua casa para o grande terremoto e tsunami de 2011 e conseguiu reconstruí-la mais tarde, recebeu um prêmio especial no 63º Festival Internacional de Cinema de Berlim, no sábado.
Dirigido por Kaoru Ikeya, o filme doi um dos citados pelo Júri Ecumênico que dá prêmio independentes do secretariado do festival.
O documentário conta a história de Naoshi Sato, de 78 anos, que perdeu sua casa para o desastre de 11 de março de 2011, finalmente conseguindo construir uma nova casa no mesmo bairro.
saiba mais |
Filme sobre um valente idoso, sobrevivente de terremoto, estreia este mês no Japão |
Sato vivia da agricultura e silvicultura em Rikuzentakata, Iwate, uma das áreas mais atingidas do nordeste do Japão.
O idoso japonês perdeu, além do lar, o filho mais velho. Ele decidiu – contra a vontade da família – viver sozinho em uma cabana perto de onde morava, para realizar seu sonho de reconstruir a casa pouco a pouco, conforme retrata o documentário.
O diretor Ikeya disse que se sentiu honrado em receber o prêmio e feliz em saber que os espectadores foram tocados pelos esforços de Sato em seguir seu sonho.
Para saber mais sobre Cultura, clique em mundo-nipo.com/variedades/cultura. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.