Do Mundo-Nipo
“The Wind Rises”, que ganhou título em português de “Vidas ao Vento”, deve estrear no dia 28 de fevereiro no Brasil.
“Vidas ao Vento” é o ultimo trabalho do criador de animação Hayao Miyazaki, já que o que o diretor anunciou sua aposentadoria no fim do ano passado.
O filme, que está concorrendo ao Oscar de Melhor Animação, tem alguns traços biográficos do próprio Miyazaki. “A história é sobre um garoto que é apaixonado por aviação, mas ele não consegue se transformar em aviador e acaba virando um projetista de aviões”, conta Ronaldo Lemos, integrante do programa Navegador, da GloboNews.
O avião que o personagem do filme desenha é o Zero, modelo usado no ataque do Japão ataque à Pearl Harbor na Segunda Guerra Mundial. “O filme está sendo muito criticado porque teria esse viés militarista”, diz Ronaldo.
Ganhador do Oscar com ‘A viagem de Chihiro’, Miyazaki é um artista que, mesmo nos tempos de hoje, ainda usa o desenho tradicional. “É um cara muito detalhista. Claro que hoje tudo é feito por computador, não tem como escapar, mas ele é um cara que ainda presa por essa animação artesanal”, detalha Ronaldo.
No Japão, “The Wind Rises” tornou-se o filme japonês de maior sucesso em 2013, arrecadando 2,02 bilhões de ienes (cerca de US$ 117,3 milhões) em bilheterias, de acordo de acordo com dados divulgados no último fim de semana pela Motion Picture Producers Association of Japan (MPPAJ).
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.