‘Vidas ao Vento’ é premiado com o ‘Oscar’ da Academia Japonesa de Cinema

O último filme do aclamado diretor cineasta Hayao Miyazaki foi premiado pela Academia Japonesa de Cinema como Melhor Filme de Animação.

Do Mundo-Nipo

O longa de animação “The Wind Rises” (Vidas ao Vento, título no Brasil), último filme do aclamado cineasta Hayao Miyazaki, foi premiado pela Academia Japonesa de Cinema como Melhor Filme de Animação, anunciou a Japan Academy Prize Association no último fim de semana.

 

Kaze Tachinu (Vidas ao Vento), de Hayao Miyazaki (Imagem: Divulgação)
Vidas ao Vento (Kaze Tachinu, título original em japonês) foi um dos cinco filmes indicados para o prêmio de excelência na categoria de animação (Foto: Divulgação)

 

Produzido pelo Studio Ghibli, “The Wind Rises” foi um dos cinco filmes indicados para o prêmio de excelência na categoria de animação.  O filme de Miyazaki obteve a maioria dos votos dos membros da associação, derrotando animações famosas como “Kaguyahime no Monogatari” (The Tale of Princess Kaguya), outra produção da Ghibli, “Lupin the Third vs. Detective Conan: The Movie” (Lupin e Third contra Detective Conan: O Filme) e “Space Pirate Captain Harlock” (Pirata Espacial Captão Harlock), que no mês passado foi eleito como Melhor Filme Internacional de Animação na quinta edição anual da 3D Creative Arts Awards, nos EUA.

A 37 ª edição da Japan Academy Awards observou 186 filmes lançados entre 16 de dezembro de 2012 e 14 de dezembro de 2013, no qual reuniu os critérios para a seleção. Destes, 37 foram filmes de animação.

Miyazaki, que anunciou sua aposentadoria no final do ano passado, também viu seu filme concorrer este ano ao Oscar na categoria de Melhor Animação da Academia de Artes e Ciências de Hollywood.

O produtor Toshio Suzuki recebeu o prêmio em nome de Miyazaki na cerimônia de premiação realizada no Grand Prince Hotel New Takanawa,em Tóquio.

Promovido pela Japan Academy Prize Association, a Japan Academy Awards (Academia Japonesa de Cinema) teve início em 1978. A categoria de animação foi criada em 2007.

A acadêmia concedeu o prêmio de Melhor Filme  à “The Great Passage” (A Grande Passagem), do diretor Yuya Ishii que, por sua vez, recebeu o prêmio de Melhor Diretor. O musical de Hollywood, “Les Miserables”, foi escolhido pela academia como o Melhor Filme Estrangeiro.

* Para mais informações (em japonês), visite o site oficial da Japan Academy Prize Association.

** Para ver a história original em japonês, acesse o site oficial do Anime Anime.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Aviao Foto Wikimedia Commons 900 600 22032016

As 5 melhores e ‘piores’ empresas aéreas do mundo

Next Article

Princesa Aiko gradua-se na Escola Primária Gakushuin

Related Posts