Do Mundo-Nipo
O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, aplaudiu a decisão da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) de conceder à Fábrica de Seda de Tomioka o status de Patrimônio Cultural da Humanidade.
O reconhecimento foi anunciado neste sábado (21), durante a um reunião do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial da Unesco, realizada na cidade de Doha, no Qatar.
Na tarde deste sábado (hora local), Abe disse a repórteres que o reconhecimento ajudará o turismo local, e que espera que as pessoas visitem a famosa fábrica que, segundo ele, é a principal responsável pelo progresso da indústria têxtil.
Mais cedo, o premiê havia emitido uma mensagem dizendo que a Fábrica de Seda de Tomioka contribuiu para o desenvolvimento da indústria de seda no mundo, através da fusão da tecnologia ocidental com a indústria de sericultura tradicional do Japão.
Abe afirmou ainda que essas propriedades culturais são um tesouro do Japão, e manifestou sua determinação em preservá-las de forma apropriada e entregá-las para a próxima geração.
(Com informações da Agência Kyodo e NHK News)
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.